Bonecos do grupo de teatro Giramundo visitam São Paulo

O Itaú Cultural convida as crianças, pais, avós e educadores para vivenciarem o mundo dos bonecos do grupo Giramundo a partir de 29 de novembro, sábado, às 11h na sua sede na Av. Paulista, 149, São Paulo. Tempo de Creche foi olhar de perto esta montagem.

Peças teatrais1Como nos dizem os organizadores, não duvide do seu juízo caso você se pegue pensando que algumas das obras aqui expostas têm vida própria. Afinal, o grupo Giramundo é especialista em fazer esse tipo de coisa com a gente: ele nos joga num universo em que figuras de madeira, resina, fibra de vidro e outros materiais podem muito bem se passar por seres vivos – tão vivos quanto os marionetistas que os manipulam, tão vivos quanto nós, que nos divertimos e nos emocionamos com eles.

Espaço expositivo

O espaço expositivo tem forma de círculo. Logo na entrada, os primeiros bonecos dos anos 70, a cronologia da companhia, seguida por malas, baús, cartazes, croquis de palco e mais criaturas revelando as formas e técnicas do Giramundo para fazer espetáculos memoráveis, como A Bela Adormecida (1971), Cobra Norato (encenação do poema modernista de Raul Bopp, em 1979), Pedro e o Lobo (1993), Pinocchio (2015), Alice no País das Maravilhas (2010).

Museu GiramundoPara reproduzir o ateliê, um módulo da exposição apresenta o processo criativo e construtivo das marionetes. Pés, mãos, cabeças e protótipos de mecanismos são expostos para ilustrar esse processo. Às quintas-feiras e sextas-feiras um bonequeiro profissional do Giramundo trabalhará na construção de um boneco, passo a passo, na presença do público.

ManipulaçãoFinalizando o percurso expositivo, o visitante conhece o Giramundo Digital, uma das facetas mais recentes do grupo, que o conecta com sua origem. O desejo de produzir animações e a impossibilidade de então realiza-las, levou Álvaro Apocalypse a produzir os bonecos. Hoje, a companhia também se dedica a desenvolver sua própria linguagem para as animações digitais.

Programação Caleidoscópio

Encenação de esquetes no espaço expositivo

Aos sábados e domingos, a cada meia-hora, das 11h às 14h, um palco móvel exibe o Caleidoscópio, uma série de esquetes das peças de maior sucesso do grupo.  Classificação indicativa: livre. A entrada, limitada à capacidade do espaço expositivo, será por ordem de chegada.

Atividade paralela

LIbórioO Giramundo desenvolveu uma série de processos técnicos e criativos que, hoje, aliados à formação de marionetistas em sua escola e ao registro e preservação de seu acervo no Museu Giramundo, o consagram como um dos mais importantes centros de pesquisa e referência em teatro de bonecos do país.

 
 
Bonequeiro Giramundo
No Itaú Cultural, av Paulista, 149, São Paulo
Às quintas e sextas-feiras, entre 15h e 20h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
 

Fim de Semana em Família

No período de 29 de novembro a 11 de janeiro, a visitação da Ocupação Giramundo é integrada à programação especial do Itaú Cultural Fim de Semana em Família. Por quatro sábados e domingos, sempre às 16h, na Sala Itaú Cultural, serão apresentados espetáculos gratuitos que marcaram a trajetória da companhia mineira.

Cenas de Pedro e o Lobo

 Pedro e o Lobo
No Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo
Dias: 29 e 30 de novembro,  às 16h 
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Distribuição dos ingressos às 14h, na bilheteria
 
Um Baú de Fundo Fundo
No Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo
Dias 20 e 21 de dezembro, às 16h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Distribuição de ingressos com 30 minutos de antecedência
 
Carnaval de Animais
No Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo
Das 03 e 04 de janeiro de 2014, às 16h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Distribuição de ingressos com 30 minutos de antecedência
 
Mini-teatro Ecológico – O Aprendiz Natural
No Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo
Dias 10 e 11 de janeiro de 2014, às 16h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Distribuição de ingressos com 30 minutos de antecedência
 
 Alice no País das Maravilhas
No Auditório Ibirapuera, Parque Ibirapuera
Dia 13 de dezembro, às 20h
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
 
barrinha colorida fininha
 
Mais Informações
Cena de Pedro e o Lobo
 
 
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Informações: www.itaucultural.org.br
 
No Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Informações:www.auditorioibirapuera.com.br
info@auditorioibirapuera.com.br
 
Horários da bilheteria:
Quinta-feira: das 11h às 20h
Sexta-feira e sábado: das 11h às 22h
Domingo: das 11h às 20h
O serviço de reservas pelo site do auditório está suspenso temporariamente para adequação ao aumento da demanda e melhor atendimento ao usuário
 
Meia Entrada: 
Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.
 
barrinha colorida fininha
 

 Grupo de Teatro Giramundo1 diretoriaO grupo de teatro de bonecos Giramundo, foi criado por Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria Antonieta Vivacqua, a MaduÁlvaro Apocalypsefoi um pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, professor, museólogo e publicitário brasileiro. Maria Terezinha Veloso, sua esposa,  foi pintora, desenhista e escultora brasileira.

alvaro_apocalypseFundado em 1970 e ainda em atividade, O grupo de teatro de bonecos Giramundo é referência no campo do teatro de bonecos – tanto pela qualidade das suas produções quanto pelo grau de experimentação que elas trazem à cena. Feitas para serem manuseadas de diferentes maneiras – por meio de fios, de varas, de luvas… –, as criaturas desenhadas, modeladas, construídas, pintadas e vestidas pelo grupo já estrelaram 34 espetáculos.

2 diretoriaO grupo de Teatro Giramundo é hoje dirigido pela  diretora teatral, cenógrafa e iluminadora,  Beatriz Apocalupse, filha de Álvaro e Maria Terezinha,  e por Ulisses Tavares e Marcos Malafaias

 

 

Postado em Acontece. Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *