Repertório cultural simplificado: ah, mas elas gostam!….

A arte e suas linguagens permeiam e estruturam as experiências das crianças na Educação Infantil. Presentes no cotidiano das creches e pré-escolas, o repertório de música, artes visuais, dança e jogos dramáticos é oferecido por meio de propostas e disparam pesquisas e aprendizagens que ultrapassam a expressão artística. Cultura, Arte e Natureza representam o território temático da educação das crianças pequenas.

O menino e o Mundo

Mito número 1: crianças não compreendem um repertório mais complexo
Não é verdade!
Crianças tem mais células saudáveis receptoras dos estímulos auditivos, visuais e táteis, do que nós adultos. Sabemos que ao longo do tempo as células sensoriais do ouvido e as estruturas que compõem o olho vão se desgastando e não se regeneram. Assim, quanto mais velhos ficamos, percebemos menos as imagens e as particularidades dos sons em comparação às crianças.

Arthur PizaMito número 2: crianças sempre gostam das mesmas coisas
Outro fator que contradiz a crença a respeito de repertórios sofisticados versus os mais infantilizados e empobrecidos é que as crianças aprendem coisas novas todos os dias. Essa disposição curiosa e abertura para o que é novo os faz querer conhecer, pesquisar e experimentar… sem preconceitos ou autocensura. Por isso, é importante acreditar que no mínimo elas vão apreciar o que é oferecido, sentir e depois decidir se gostam ou não!

Mito número 3: elas gostam tanto…!

GiramundoPersonagens estereotipados, com cores, vozes, imagens e enredos empobrecidos podem até distrair… mas escola não é lugar de distração! Escola é instituição de educação e, como tal, tem a missão de selecionar dentre os conhecimentos que a humanidade construiu ao longo de sua existência, os que enriquecem e ampliam a aprendizagem dos pequenos.
Assim, é necessário apresentar às crianças boas músicas, com riqueza de melodias e letras, livros e contos, obras da arte visual que desafiam o olhar e a interpretação, dança, teatro e filmes com multiplicidade de movimentos e cenografia, que expressam belas narrativas, inteligentes e interessantes. Este é o repertório que as crianças merecem e precisam conhecer. Isso também é papel da escola!

Grupo O Corpo

Nada contra galinhas, porquinhas cor de rosa e palhaços que berram. A cultura tem muito mais a oferecer para as crianças que, com suas antenas poderosas e capazes, podem captar sensações e expressões que nós nem sempre compreendemos. Um mundo de arte e cultura está disponível. É possível acessa-lo no bairro, na comunidade, na cidade e na internet: filmes, histórias, clipes, canções, imagens e movimentos. Podemos escolher o que existe de melhor e dar chance aos pequenos de conhecerem, criticarem e desenvolverem suas preferências.

 

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Coletânia de Músicas Infantis* Metáfora é uma figura de linguagem que transfere o significado de uma palavra para outra, por meio de comparação. Por exemplo: dar asas à imaginação; chorar um rio de lágrimas; ficar verde de fome, roxo de raiva etc..

Leia mais…

Postado em Ampliação Cultural, Planejamentos e Atividades e tags , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *