Uma preciosa lista de livros infantis

A equipe do Tempo de Creche foi conversar com a psicóloga Ângela Aranha, idealizadora e fundadora da Casa de Livros, uma tradicional casinha de tijolos, especializada em literatura infanto-juvenil de São Paulo. A missão: descobrir dicas certeiras de bons livros para crianças pequenas. Para Ângela, um dos sabores da vida é ver as descobertas das crianças no contato com a literatura e suas inúmeras linguagens. Em cada idade a criança está em um momento diferente, por isso é importante entendermos o que ela está explorando e descobrindo para oferecermos o livro mais próximo de seus interesses.

Bebês

Os bebês exploraram o que enxergam. Que tal oferecer livros com imagens grandes para ir nomeando os elementos junto com eles? A coleção Meu primeiro livrinho toque e brinque, da editora Usborne, composta por três livros, é muito adequada. A editora Yoyo tem em seu acervo o livro Contrários, da Coleção Ver e Aprender, também excelente para o pequeninos.

 

Crianças de dois a três anos

Para as crianças na faixa de dois a três anos, as imagens ainda são o ponto fundamental, mas já é possível oferecer livros com pequenas histórias.

A Cia das Letrinhas publicou o livro Bem lá no alto, da Suzanne StraberTodos os bichinhos estão loucos por uma torta que está bem lá no alto, mas os bichos estão lá embaixo! O que fazer? Será que podemos contar com a ajuda de amigos? O livro apresenta lindas imagens.A editora Brinque Book traz o livro Não é sua, é minha! de Susanna Moores, que aborda a questão da dificuldade em dividir as coisas com os outros. O que acontece quando ganhamos um presente e alguém quer emprestado?

Para as crianças de quatro a cinco anos

Aos quatro e cinco anos, já é possível oferecer enredos maiores e mais complexos. Ângela adora o Procura-se! Carlinhos coelho, o Ladrão de Livros, da Emily Mackenzie, editora Vergara e Riba. É a história de um coelho procurado por uma certa tendência de pegar livros de bibliotecas e residências. Ele precisa ser capturado!

Outro livro fantástico é Hugo está com soluço, da Sophie Schmid, editora Brinque Book. Todos os amigos estão irritados pois o soluço do Hugo não passa. Alguém precisa fazer alguma coisa! As receitas são as mais absurdas e divertidas, até que…

Para as crianças de seis a sete anos

Para as crianças de seis e sete anos, podemos pensar em oferecer livros com textos em caixa alta (letra de forma maiúscula), mas com conteúdos que possam provocar conversas. Um livro que emociona a Ângela é Ernesto, de Bladina Franco e José Carlos Lollo, da editora Cia das Letrinhas. Mais do que mil palavras sobre como tratar o outro com as suas diferenças, o livro fala da verdadeira aceitação!

Quando os pequenos leitores não precisam mais das letras maiúsculas, uma história divertida e que brinca com os estereótipos dos contos de fadas é A outra história de Chapeuzinho Vermelho, de Jean-Claude R. Alphen, Editora Salamanca. O enredo traz um lobo que não gosta muito do final da história tradicional.

Tradições orais

A Editora Panda acaba de lançar um conteúdo rico e original de textos da tradição oral para brincar: Parlendas para brincar, de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida. Outra sugestão é o livro Enrosca ou desenrosca?, de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona, da Editora Moderna. Este último em caixa alta, com advinhas, travalíngua e outras enroscadas, para facilitar a leitura no início da alfabetização.

Leitura compartilhada

Ângela nos conta que para a leitura compartilhada, quando o professor, mediador, faz a leitura em voz alta para grupo, adora indicar os volumes da série Zé Valente do autor Ricardo Azevedo, editora Moderna. Sugeriu dois títulos, mas salienta que todos são ótimos: Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais e Papagaio come milho, Periquito leva a fama!

Ela ressalta que sempre é legal a escola ter livro para a leitura compartilhada, a criança vai se “acostumando” a prestar a atenção no texto. Desta maneira o professor não priva a criança nos textos mais complexos! Ela nos diz ainda que é importante, também, o professor trabalhar com as “histórias de boca”, onde, ele, mediador, prepara a história para contar para o grupo.

Tempo de Creche publicou as histórias A incrível viagem do Barquinho de Papel e Mordida não, Napoleão, de autoria de Joyce M. Rosset, que podem ser preparadas para uma alegre história de boca.

Para saber mais leia:

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Casa de Livros

Para você que ainda não conhece a livraria Casa de Livros, mesmo que more distante, acesse o site que é um primor! Repleto de dicas e conteúdos interessantes para trabalhar o universo literário com as crianças. Ângela Aranha, sua sócia, Denize Carvalho, e a equipe da livraria, estão sempre disponíveis para atender escolas e pré-escola com atenção especial.

 

 

Postado em Ampliação Cultural, Tempo, Espaço e Materiais e tags , , , . Marcado com permalink.

4 Comentários para Uma preciosa lista de livros infantis

  1. Olá!
    Estou montando um biblioteca infantil em minha Escola, Colégio Recriar em Pindamonhangaba/SP. Precisamos muito de livros doados. Vocês podem nos ajudar? Como fazemos para recebermos doações?
    Aguardo ansiosamente uma resposta,

    Renata Galvão.

    • Olá, Renata. Obrigada pelo retorno. Muito significativa sua mobilização em montar a biblioteca na escola. Não possuímos livros para doação, mas esperamos que seu pedido seja atendido por algum leitor! Abraço

  2. Jurema Carla Pinheiro Guerra diz:

    Boa noite!
    Gostaria de receber catálogos de livros de literatura infantil para crianças de 1 ano até 5 anos.
    Estou construindo uma biblioteca na minha escola UMEI Ana Maria Fontes Lyra em Vila Velha no ESPÍRITO SANTOS.
    Como eu poderia conseguir doações? Me oriente por favor.
    Obrigada

    • Oi, Jurema! Parabéns pelo interesse em montar a biblioteca. Para conseguir doações de livros entre em contato com fundações e instituições que trabalham com isso como: empresas que doam livros para biblioteca escolar ou como receber doações de livros para biblioteca e sites que doam livros. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *