Visita a museu sem mistério!

Você já pensou em levar suas crianças para uma visita a Museu?
O que é um Museu para você? Há museus perto da creche?
 

Se não convivemos com os Museus, reforçamos apenas a imagem antiga de um local que guarda peças históricas, sem uso. Existem muitos tipos de museus, cada um com seu tema e especificidades.

IMAGEM VISITA A MUSEU

Porque visitar um museu?

Uma visita pode trazer muitos aprendizados para as crianças além do contato com os aspectos lúdicos das obras de arte, tão enriquecedor para o desenvolvimento da sensibilidade. A obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação da criança e estimulá-la a conversar sobre aspectos de sua própria vida.

Escolher o local para esta visita é o 1º passo.

Apresentamos outras dicas que vão ajudar a propiciar melhor aproveitamento para as crianças.

1 – Conhecer sobre as exposições antes de visitá-la, saber o que o grupo vai encontrar, pode ajudar você a se preparar para quando conversar com as crianças sobre a visita. Ninguém sabe tudo, mas se preparar faz parte de todas as ações que desenvolvemos. Para isso, o próprio site do museu pode ajudar muito. Aproveite também para checar se a entrada é gratuita para crianças!

Preparar também as crianças é fundamental.

Perceber o que mais as agrada e perguntar o que elas acham que vão encontrar, como elas imaginam que seja o artista e suas obras ajuda você na sua preparação. Existem muitos filmes na internet sobre os artistas, assisti-lo também pode ajudar e enriquecer a sua preparação.

Você pode falar sobre o artista na forma de uma história, isso mostra que ele é uma pessoa como qualquer outra e vai interessar as crianças e deixá-las com vontade e de conhecer suas obras.

2 – Muitas instituições elaboram material para crianças, mesmo quando a exposição não é voltada ao público infantil. Cadernos, cartilhas e jogos podem ser usados tanto no museu, observando o acervo, quanto na sala de aula ou mesmo em casa. Verifique também se o museu possui espaços para que a própria criança faça sua arte, desenhando, pintando ou escrevendo, por exemplo.

Solicite ao serviço educativo do Museu (se houver…) uma atividade relacionada à exposição, propiciando uma experiência própria para a criança. Agende a visita.

balc3a3o-dica

 Para saber mais, leia: Josiane Del Corso: o fazer das crianças e as multiplas linguagens

tira Dicas Visita

Postado em Ampliação Cultural e tags , , , , , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *