Conheça o livro Práticas Comentadas para Inspirar

Conheça o livro Práticas Comentadas para Inspirar

O livro Práticas Comentadas para Inspirar, aprovado e recomendado pelo MEC, apresenta uma série de atividades reais, levantadas em creches e escolas, em que crianças de 0 a 3 anos e 11 meses vivenciaram experiências em contextos diversos, contemplando diferentes campos de experiências.

Conforme descrevem as autoras, práticas pedagógicas descritas e comentadas pautaram os relatos do livro. Elas foram o resultado de uma rede singular de encontros – pessoas, saberes e histórias institucionais – apoiadas na crença de que a criança é um ser curioso, que explora, questiona e se encanta enquanto brinca e aprende.

Cada capítulo enfoca e aprofunda um aspecto do desenvolvimento da criança
na Educação Infantil:

O Capítulo 1 – Brincar para ser eu, interagir para conhecer o outro: identidade e subjetividade aborda a importância do olhar do professor nas atividades de cuidado, nas interações e na pesquisa, fundamentais no processo de construção da identidade e da subjetividade das crianças.

 

O Capítulo 2 –  Brincar com o que não é brinquedo enfoca a brincadeira como língua da criança e, consequentemente, como um dos eixos norteadores da prática pedagógica.

 O Capítulo 3 – O corpo: percurso para crescer fala dos movimentos, gestos expressivos, deslocamentos, posturas e manuseios no desenvolvimento motor e na construção da identidade e da autonomia com base na unidade corpo e mente.

O Capítulo 4 – Arte: cores, texturas e formas de sentir e falar com o mundo trata da apreciação e vivência da estética e dos gestos que imprimem marcas, seja na bidimensionalidade do desenho e das pinturas, seja na tridimensionalidade da modelagem e das construções.

O Capítulo 5 – Marcas e registros de vida: desenhos que contam trata da concepção ampla de desenho, da experiência corporal à projeção do grafismo, no sentido de fornecer ao professor elementos para “escutar” com mais apuro o processo vivido pela criança.

 

O Capítulo 6 – O som que me faz e as cantigas em que me narro aponta a presença da música desde o nascimento e os modos pelos quais se faz presente na brincadeira, na cultura, na linguagem e no território de aprendizagem.

O Capítulo 7 – Era uma vez… Conversas, histórias, narrativas e imaginação! revela que ler e conversar com bebês e crianças pequenas potencializa a oralidade e o letramento e alimenta a curiosidade e o desejo deles de conhecer mais o mundo.

O Capítulo 8 – Meus pensamentos, minha natureza, meu chão, meu tudo   fala da criança curiosa e pesquisadora e das experiências de exploração dos conceitos e das relações matemáticas e científicas em seu cotidiano, em especial, quando mergulha em ambientes de natureza.

O Capítulo 9 – Escola, famílias e comunidade: culturas que se entrelaçam trata da importância da parceria entre família e escola, que pode ser exercida por meio de pequenos gestos, de eventos institucionais e nas práticas pedagógicas. O trabalho referente à diversidade e o diálogo com as características de cada comunidade também são apontados como pilares fundamentais da Educação Infantil.

O Capítulo 10 – Tecidos pelas brincadeiras traz um repertório de brincadeiras tradicionais da infância e convida o professor a exercer seu papel de mediador e perpetuador dessa cultura.

 

O Capítulo 11 – Um professor que se aprende: reflexões sobre o fazer pedagógico convoca para uma conversa sobre a etapa da Educação Infantil. Apresenta o ciclo do “pensar pedagógico” do professor, que articula o “fazer pedagógico” ao planejamento e à reflexão, que atua como mediador e elabora a documentação pedagógica. Um ciclo virtuoso que se alimenta a cada volta.

Inúmeros registros fotográficos apoiam os textos, porque acreditamos que as imagens falam por si e podem aprofundar o entendimento dos leitores.

Ao final de cada capítulo, existe uma tabela com o resumo dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (BNCC) trabalhados pelos professores que implementaram as práticas pedagógicas relatadas no livro.

 

Esperamos que o livro possa inspirar outras práticas em contextos únicos, adequados
às crianças e às suas singularidades, com base nas condições da escola e nas características de cada região.

 

43 comments

Oi, Aline. Como bibliografia, mesmo. Rosset, Joyce M. [et al.]. Práticas comentadas para inspirar: formação do professor de educação infantil. São Paulo: Editora do Brasil, 2017. Abraço.

Gostaria de saber se sabe quando irão lançar um livro para crianças de 4 e 5 anos

Olá!
acabei de adquirir o livro “Práticas comentadas para inspirar” e já estou me inspirando, hehe.
Quero saber como faço para acessar o material gráfico digital, pois, não veio CD acompanhando o livro e no site da Editora do Brasil não encontrei nada referente a esse material…
Deixo aqui como sugestão a ideia de produzir um livro assim como este, mas, com conteúdo para a pré escola, seria fantástico…
Desde já agradeço a atenção
Fabiana

Olá, Fabiana. Preparamos um material para crianças de 4 e 5 anos e seus professores, em parceria com a Editora do Brasil: Coleção Tangará. Em breve você terá novas notícias. Abraço.

Olá, Fabiana. Conforme solicitado, entramos em contato com a editora e recebemos as informações do procedimento para acessar o material digital referente ao Livro Práticas comentadas. Pelo que foi possível compreender, o acesso é sempre por meio de cadastro.
Enviamos por e-mail a resposta da editora.

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