Os meses de férias têm uma atmosfera diferente. Sentimos no ar uma mudança no espírito. Parece que o sol brilha mais (mesmo nos dias de chuva e frio!) e a vontade de brincar e alterar a rotina é grande. Essa disposição contamina os pequenos e continua nos primeiros dias do retorno à creche.
Transformar a rotina numa gostosa aventura de férias traz alegria e compensa um pouco a falta de férias das crianças cujos pais trabalham.
Como o número de crianças ainda é reduzido e as faixas etárias diversas, o planejamento pode ser mais brincante e recreativo. Propostas como piqueniques, pequenos passeios no entorno e o uso de materiais e técnicas mais adequadas a pequenos grupos são ideias interessantes. Vale, também, proporcionar atividades sem tempo rígido para terminar, escolhendo aquela que as crianças mais gostam…
Então, está pensando algo diferente para fazer com as crianças durante o mês de julho?
A mudança nas atividades rotineiras envolve as crianças numa aventura e enriquece as pesquisas e as relações. Por que não prolongar essa sensação por mais um tempo e “avançar” em agosto?
As dicas propostas procuram se nutrir da iniciativa e curiosidade infantil. Deste modo, brincar de faz de conta – de casinha, de ir ao supermercado ou a uma festa; colecionar objetos e separá-los em caixas; contar histórias, ouvir poemas etc. traduzem esse interesse.
Experimente!
Que tal fazer um piquenique diferente e desafiador?
Prepare alimentos que podem ser cortados em cubinhos (aproximadamente 2 x 2 cm):
Pepino; – Cenoura; – Tomate; – Pão de forma ou francês; – Batata cozida (não muito mole para não desmanchar); – Beterraba cozida; – Batata doce cozida.
lOpções Doces:
Banana (firme); – Maçã (na água com limão para não oxidar); – Melão; – Melancia; – Gomos de mexerica; – Laranja; – Carambola; – Morango; – Doce de leite em barra; – Pão de mel
Com uma tesoura lavada e seca cortar as pontinhas de palitos de dente e de churrasco.
Arrume o local com uma toalha de mesa grande, um pedaço de lona plástica limpa ou um mesmo lençol velhinho e lavado, assim pode ser forrado o espaço escolhido para o piquenique. Ter um banco ou mesa de apoio pode ser interessante para as crianças menores, que ficarão circulando para escolher o que comer.
Colocar os cubinhos em bacias ou bandejas – de preferência cada alimento num suporte diferente. Cores e formas diferentes enriquecem a brincadeira.
Oferecer os palitos de dente e propor que todos espetem o alimento de escolhido e comam direto do palito – se necessário, mostre a operação escolhendo um cubinho, espetando e levando até a boca.
Depois que brincarem experimentando os alimentos salgados e terem exercitado com o palito pequeno, oferecer os palitos de churrasco e as frutas. As crianças maiores podem espetar diversos cubinhos de uma vez, intercalando os pedaços dos alimentos, fazendo uma espécie de espetinho. As cores, formas e sabores podem inspirar composições e experiências artísticas e gustativas.
Não se esquecer de planejar a finalização com todos auxiliando a arrumação do espaço e dos materiais
Material
- palitos de dente
- palitos de churrasco
- alimentos cortados em pedaços
- toalha/lençol/lona plástica limpa
- guardanapos ou toalhas de papel
Local
- área externa da creche/jardim ou praça ou … um lugar diferente e inusitado!
Experiências
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
- criatividade
Que tal disponibilizar e vestir as crianças com alguma fantasia ou adereço como óculos, chapéus, gravatas etc. (com caras pintadas ou não) e organizar a diversão em algum lugar (mais interessante se não for na sala!) com tecidos e almofadas?… A fantasia e a magia estão em formação nos pequenos, especialmente quando demostramos entusiasmo e nos envolvemos participando da diversão.
Disponibilize as peças de roupa e adereços e introduza a sugestão de experimentação e pesquisa das possibilidades do material apresentado.
Organize o espaço para facilitar a movimentação do grupo.
A escolha do que usar e como brincar vai ser o desafio das crianças e o envolvimento é certo! Fazer movimentos e expressões na frente do espelho é brincadeira mais do que prevista.
Observe a criação de personagens e a relação que estabelecem no grupo. Aproveite para entrar na brincadeira também!
Lembre-se de planejar a finalização com todos auxiliando na arrumação do espaço e dos materiais
Material
- adereços: chapéus, colares, sapatos, lenços, óculos, gravatas etc.
- fantasias
- espelho
Local
- quadra, solarium ou outro espaço externo, de preferência.
Experiência
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
- expressão artística
- habilidades do corpo
3- Uma pista de obstáculos divertida
Organizar um espaço com objetos do cotidiano, como mesas e cadeiras cobertas com tecido, faz toda a diferença para as crianças. Elas vão descobrir caminhos e passagens em percursos desafiadores para os movimentos. Vão descobrir os cantinhos mais fáceis ou mais difíceis de atravessar!
A dica é ter o material para delimitar o percurso separado com antecedência. Pense em como prender o tecido às mesas e cadeiras para ficar seguro. Planeje o percurso e os desafios a serem propostos (passar por cima, por baixo, entre, escorregar, pular etc.)
Observe os movimentos e o envolvimento do grupo para propor mudanças de desafio ou encaminhar o fechamento. Não esquecer de planejar e garantir o tempo necessário para a finalização com todos auxiliando a arrumação do espaço e dos materiais.
Material
- mesas
- cadeiras
- colchonetes
- tecidos (pedaços grandes, lenços, lençóis e toalhas de mesa velhas)
- barbantes e fita crepe para prender os tecidos
Local
- sala ou área externa
Experiência
- habilidades do corpo
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
4- Arrumação da sala: nova organização e faxina nos brinquedos!
Proponha uma mudança na localização dos armários, trocadores e demais móveis da sala – com a ajuda e o palpite das crianças. Experimentem o espaço e discutam sobre as sensações: Gostaram? Qual o canto mais legal? Onde ficou mais gostoso de ficar? E de brincar?
É possível fazer um dia de limpeza nos brinquedos? Que tal lavar carrinhos e bonecas e deixar ao sol para secar?
E decorar novas caixas para a arrumação dos brinquedos? Pode ser com pintura ou colagem! Depois de prontas, é hora de colocar os objetos dentro…
As ideias não param por aí… e as janelas? Dá para fazer mosaicos ou colar as folhas secas encontradas no jardim?
Material
- móveis da sala
- brinquedos
- caixas de papelão ou plásticas e material para decorá-las
- janelas
- folhas e flores coletadas/papel celofane colorido/ papel de seda colorido
Local
- sala
Experiência
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
- criatividade e expressão artística
5- Coleções: começar uma coleção de pedras, folhas, gravetos e sementes
Uma ação comum das crianças, quando passeiam pelos pátios, praças, quintais e calçadas, é recolher as folhas, flores, sementes e até de frutos que encontram pelo caminho. Eles realmente gostam de colecionar estes elementos naturais, enchendo os bolsos e os baldinhos. E este material interessante pode sempre ser utilizado!
O que acha de unir esse interesse com a experimentação e pesquisa de suas cores e texturas, promovendo grandes descobertas e muita brincadeira?
A sugestão é entregar uma sacolinha ou baldinho para cada criança recolher o que interessar no passeio ao pátio, calçada ou praça. Depois, na volta, é só organizar as diferentes coleções em caixas (que podem ser previamente enfeitadas) ou cestas, e colocar numa prateleira separada para esse fim.
Reservar o material recolhido como possibilidade de pesquisa em outros dias será interessante. O que dá para fazer? Esse é o desafio… material para a comidinha no faz de conta? Fazer construções? Enfeitar a sala? E um móbile diferente? … e deixar a criatividade das crianças ditar os caminhos para o uso!
Material
- sacolas ou baldes
- pedras
- folhas
- galho
- sementes
- caixas decoradas ou cestos
Local
- pátio ou jardim externo, praça ou a calçada da rua próxima
Experiência
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
- expressão artística
- conhecimento de mundo
6- Fruir poemas, parlendas e brincos
Que tal promover momentos de leitura de poemas? Nem sempre lembramos de levar aos pequenos este estilo literário. As crianças se envolvem com o ritmo e sons repetidos das palavras e rimas! Os Brincos* infantis são sempre bem vindos: quem não se lembra “Serra serra serrador, serra o papo do vovô…”?
Escolha poemas com temas de interesse do grupo. Pesquise também os poemas musicados…
Material
- livros e pesquisa de poemas, parlendas e brincos
Local
- sala ou área externa
Experiência
- oralidade
- memória
- expressão artística
7- Painéis decorativos para a sala
Desenhados, pintados, colados etc. ao longo de uma semana…
Qual a sensação de transformar a sala cobrindo as paredes, a cada dia, com um painel diferente? Ou ter um painel só e a cada dia ter uma interferência nova com a contribuição de todos! No final de uma semana… teremos uma sala toda transformada! Recobrir uma ou mais paredes com papel tipo Kraft e oferecer diferentes materiais para o trabalho de decoração (giz de cera, giz molhado, tinta natural ou guache, recortes de papel de texturas diferentes, de revistas, tecidos e tudo o que a imaginação sugerir).
Este tipo de atividade não tem hora para começar ou terminar e as crianças podem até escolher o momento para dar sua contribuição – pode ser na chegada ou logo antes da saída, pode ser num momento de atividade individual ou em situação coletiva…
Material
- papéis tipo Kraft colocados na parede (verificar a altura para permitir a exploração de toda a superfície do papel)
- giz, giz de cera, canetinhas, carvão etc.
- revistas, retalhos de tecidos e papeis coloridos, lixas, isopor etc.
- cola e fita crepe
Local
- sala
Experiência
- habilidades sociais e autonomia
- oralidade
- coordenação motora fina
- expressão artística e criatividade
Para todas as sugestões de atividades… nem precisamos lembrar que no faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas. No momento em que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias, brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la! Boa aventura!
Leia mais nas postagens: Carolina e o baile de máscaras dos monstros Aprendizagem dos movimentos numa viagem de faz de conta Pincéis da natureza: uma proposta de experimentação Rosa Iavelberg: o processo de aprendizagem do desenho na infância
Créditos das imagens na ordem em que aparecem na publicação:
- https://metacolher.wordpress.com/2013/08/22/
- www.bagozzi.edu.br/noticias
- http://sbndetodos.blogspot.com.br/2014
- http://semedapiuna.blogspot.com.br/2010
- http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo
- http://guiaescolasniteroi.com.br
- http://ceithome.com/2014/04/24/
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
- http://criandoerecreando.blogspot.com.br/2014/05
- Acervo do blog / Cei Nossa Turma
- http://www.medianeira.g12.br/educacao-infantil/
- http://annacarolinemanoel.blogspot.com.br/
olha, este material despertou o interesse algumas professoras de minha escola e estamos a caminho de desenvolver as atividades, e já começamos com a do elástico. As crianças adoraram. Gostaria de saber se pode postar as fotos e onde.
Parabéns vocês são show.
Sueli,
Que bacana! Ficamos muito felizes que o material tenha inspirado sua equipe.
Por favor, mande as fotos e, se puder, detalhes como nome e endereço da escola, faixa etária dos pequenos e as conquistas que vocês puderam observar nos pequenos, para o e-mail: [email protected]
Abraços!
Estou maluca de ver tantas guloseimas infantil.
Zeiala,
Obrigada pelas carinhosas palavras!
Conte para a gente se você aproveitou as dicas e como foi aproveitamento das crianças.
Abraços,
Excelente trabalho
Obrigada, Ana Claudia!
Aguardamos sugestões e dúvidas. Compartilhe