Um cardápio variado de cantos de atividades

Um cardápio variado de cantos de atividades

Que tal testar novos cantos de atividades e pensar sobre aqueles que devem permanecer na sala?

Antes de começar esta conversa, é importante dizer que a escola existe na vida dos pequenos para ampliar seus desafios e construir saberes. Por isso, canto permanente não quer dizer imutável! Cantos permanentes de atividades tem uma temática que se mantém, mas a partir da observação e do acompanhamento das brincadeiras, o professor pode introduzir novos materiais, alterar a arrumação e até dar um descanso no tema, se perceber que os interesses estão diferentes.

canto de carrinhos

É comum encontrarmos nas salas da Educação Infantil cantos de leitura, de casinha, de cozinha e até de carrinhos e fantasias. Com essas organizações de espaços e materiais, provocamos exploração, investigação e o faz de conta. Todas as propostas de brincadeira são importantes, mas os cantos permanentes provocam a escolha: com quais materiais quero brincar agora? Com quem quero brincar? O que posso inventar? É puro exercício de autonomia!

  • Canto do Desenho

Uma folha de papel colada no chão ou na parede e alguns lápis podem estabelecer um espaço permanente de desenho na sala e até no pátio. Uma mesa pode compor o ambiente. Com o tempo, os formatos, tamanhos, texturas e cores dos suportes devem variar e também a qualidade dos riscadores (lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, carvão, pedaços de tijolos e outros). Crianças precisam desenhar todos os dias! Desenho é uma forma de elaborar e expressar pensamentos que ainda não cabem no vocabulário dos pequenos. O desenho convoca a participação de todo o cérebro, ativando as estruturas responsáveis pelo pensamento lógico, a imaginação e o controle motor. Desenhar também estimula a interação entre as crianças. Elas gostam de desenhar sozinhas e também em conjunto. Apreciam os gestos e traços realizados pelos colegas e aprendem com eles.

Possibilidades do desenho

  • Canto de elementos da natureza

canto para plantarOrganizar um canto permanente com folhas, galhos, gravetos, sementes, pedras e conchas coletadas na sala ou no pátio . Em ambientes externos, como solários, é possível deixar material pronto para que as crianças cuidem das plantas ou até façam sozinhas suas plantações: vasos e canteiros com plantas, regadores, potes, pás, terra, adubo, sementes e mudinhas. Conheci uma turma de crianças de uma pré-escola da Suécia que pesquisava e plantava as sementes e brotos de hortaliças que eram utilizadas na preparação das refeições da escola. As raizes dos vegetais e as sementes de frutas e legumes eram plantadas, cuidadas e observadas como um projeto de investigação. Pensa se isso não é uma forma de trabalhar com ciência, sustentabilidade e alimentação saudável?

canto com elementos da natureza

  • Cantos de construção

Em geral, brincadeiras com construções tridimensionais ficam relegadas a alguns joguinhos de montar cujas peças vão se perdendo e se misturando ao longo do ano. Trabalhar a tridimensionalidade é fundamental para desenvolver inúmeras habilidades, tantas quantas as adquiridas com o desenho, as brincadeiras de faz de contas e outras. Fazendo construções com materiais pequenos e também com os de grandes proporções, como blocos, caixas, caixotes e tábuas, as crianças desenvolvem a consciência do equilíbrio, as habilidades viso-espaciais, o levantamento de hipóteses, planejamento, resolução de problemas, criatividade e cooperação. Todas essas habilidades estão implicadas no desenvolvimento global da criança e também da escrita e do pensamento matemático.

Disponibilizar, desde jogos de construção até potes plásticos, copos, palitos de sorvete, canudinhos, tubos e caixas de papelão, de tamanhos e formatos variados, atrai e desafia as crianças a inventarem torres, casas, carros, cenários e uma infinidade de objetos e histórias.

canto de construção

Cantos de atividades diversificadas são propostas que levam tempo até que se tornem parte da rotina das crianças. É só com a frequência e constância que os pequenos percebem que os cantos vão permanecer por tempo suficiente para que elas brinquem tranquilamente. Assim, depois de passar aquela fase de “tenho que brincar com tudo porque amanhã pode não ter mais nada disso”, as crianças passam a fazer escolhas mais intencionais e percebem que as brincadeiras podem ter continuidade e aprofundamento, pois vão estar disponíveis no dia seguinte.

Com isso, é importante compreender que os cantos promovem situações de aprendizagens intensas que, em geral, não terminam com uma ‘brincadinha’. A professora Ana Helena Rizzi Cintra ressalta que as crianças devem poder transitar com todos os materiais da sala e reconstruir os ambientes de acordo com suas necessidades, e que, dentro do possível, os cantos que elas criam devem permanecer até serem transformados, dando identidade para o espaço e continuidade para a elaboração das brincadeiras. Desse modo, como as brincadeiras podem continuar por dias, a organização do espaço construído pelas crianças precisa ser respeitado e conservado.
Mas o que pensar da lei “a sala precisa ser limpa e os cantos desmontados”? Caso seja necessário, a sugestão da professora Ana Helena é conversar com os funcionários da limpeza e/ou negociar com as crianças uma forma de registro do cenário, por meio de notas, desenhos e até mesmo, fotografia.

Segundo a professora Ana Helena, outro ponto importante é que o adulto não decida aleatoriamente quais elementos retirar do canto. No meio do material pode ter uma tampinha insignificante para o adulto, mas que para uma das crianças ela é especial e objeto de brincadeira diária. Ao dispensar a tal da tampinha, a brincadeira pode ir para o lixo junto com ela!

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PARA SABER MAIS…

Foto Ana Helena Rizzi Cintra Ana Helena Rizzi Cintra  é filósofa, pedagoga e foi professora da Creche da USP. Especialista em Dança e Consciência Corporal.

→ Leia mais sobre esse tema nas postagens:

Dicas para planejar e preparar Cantos de Atividades Diversificadas

Cantos de atividades diversificadas e Jogos heurísticos: muitas brincadeiras!

Palavra de… Denise Nalini: cantos de atividades e as tomadas de decisão das crianças

Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!

Desenho: espelho do desenvolvimento infantil

2 comments

Apreciei particularmente cantos do desenho (ver Luquet) e elementos da natureza (ver Bartoszeck & Sue Tunnicliffe) para aprofundamento para as bases de neurociência e educação em ciência emergente.
Sugiro que os professores das creches deveriam ter cursos de além do fazer, tb. saber o que está subjacente no pensamento da criança!

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