Aniversários na Educação Infantil

imagem aniversários na educação infantil

A comemoração dos aniversários na Educação Infantil e a construção da identidade

É lindo ver um bebê se esforçando em bater palminhas ao cantar Parabéns pra você! Você já viu?

imagem palminhas Aniversários na Educação InfantilQual a sensação de ver as velinhas no bolo e apagá-las? Como não se emocionar com os olhos brilhantes e o sorriso aberto! Quanta alegria!!

A criança percebe a festa em torno dela nos momentos de comemoração dos aniversários e, com mais idade, fica esperando o dia com ansiedade.

A cada ano, espera a festa, espera os presentes, espera a visita das pessoas da família e dos amigos… e espera a hora do bolo!

O bolo – preparado com o maior carinho – enfeitado – colorido – com ou sem tema, não importa muito… O bolo de aniversário pode representar mais que a própria festa… é o seu bolo!!! É pessoal… A criança percebe, sabe disso…

O bolo vem carregado de carinho, afeição, cuidado e reconhecimento de que o aniversariante é único… então como a comemoração dos aniversários na Educação Infantil podem propiciar a construção da identidade?

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), identidade remete à ideia de distinção: é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal. Segundo o mesmo documento, o desenvolvimento da identidade e a construção da autonomia estão intimamente relacionados aos processos de socialização.

Podemos pensar que é o que acontece ao ter um dia especial, um dia de alegria? A comemoração do aniversário pode enfatizar essa diferença entre as pessoas e destacar a sua unicidade?

Nos mais variados momentos da Rotina da creche as crianças interagem e constroem seus vínculos afetivos, ganham amigos! Como ampliação do repertório de experiências, as celebrações devem fazem parte das intenções pedagógicas da equipe da creche.  Essas ações contribuem para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias

Foi o que Tempo de Creche descobriu e refletiu ao participar da comemoração dos aniversários do mês da Associação Nossa Turma, uma creche da zona oeste de São Paulo. Lá, cada aniversariante (neste dia, eram cinco!) tinha o seu bolo na sua frente ao apagar a velinha!  A creche faz um grande bolo coletivo e, aproveitando a mesma massa e cobertura, faz ‘cupcakes’ ou mini-bolinhos individuais para cada aniversariante. É uma forma de construir com as crianças a percepção das singularidades e da individualidade de maneira afetiva e especial.

 

Postado em Coordenação e Gestão e tags , , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *