Comunicado Feliz: uma proposta de parceria entre creche e família

Crianças pequenas pensam diferente.
Esse fato deve guiar a maneira como nos relacionamos com elas e como pensamos junto com as famílias os jeitos de cuidar e educar.
engrossadores de cabos Tecnologia AssistivaAs crianças pequenas estão crescendo e amadurecendo. Assim também amadurece seu sistema nervoso e o cérebro. Até os dois anos de idade, esse processo é tão potente que em nenhum outro momento da vida o cérebro será tão ansioso por aprender. E isso não é apenas uma crença ou uma hipótese. Muitos neurocientistas mapearam as funções cerebrais dos pequenos e descobriram que esse desejo de conhecer e aprender o mundo que os cerca é um impulso fisiológico que os comanda 24 horas do dia e sete dias por semana.
As conquistas a cada etapa desse amadurecimento fisiológico e emocional já foram identificadas por vários estudiosos, como Piaget e, hoje, são explicadas pela neurociência.
O que fazemos com as crianças na creche e em casa é compreendido por elas mesmas como uma sequência de ações sem a diferenciação de contexto, vivendo o dia como uma continuidade. Não existe ocorrência de um ritmo de desenvolvimento desconectado: escola e família são ambientes inteiramente ligados nas pequenas cabeças pensantes. Assim, questões de aprendizagem que se refletem nos dois ambientes precisam ser pensadas e trabalhadas em conjunto.

dicaAs creches da UNIEPRE elaboraram uma forma de amarrar a parceira em torno das grandes conquistas da autonomia e do amadurecimento fisiológico e motor dos pequenos. As equipes da saúde e do pedagógico pesquisaram os momentos estruturais desse desenvolvimento e criaram o Comunicado Feliz, que compartilha com as famílias a percepção da possibilidade da criança galgar novas etapas do crescimento e convida pais e responsáveis a contribuírem em conjunto com o processo.

hidratação crecheEllen Cristina Del Grande, gerente do eixo saúde, nos contou que, ao comunicar antecipadamente as famílias sobre a troca da mamadeira pelo copinho de furinho, por exemplo, a instituição se abre para acolher as aflições, ouvir as dúvidas e traçar planos de ação conjuntos. Dessa forma, tudo acontece com fluidez para os pequenos. Nesse mundo em que as percepções das crianças ainda entendem o universo como um só, que está dentro e fora de si ao mesmo tempo, creche e famílias alinhadas conquistam resultados mais efetivos e tranquilos.

As mensagens de cada Comunicado Feliz, elaborados pela equipe de saúde da UNIEPRE, são simples, com pequenos textos explicativos do momento em que a criança se encontra, demonstrando disponibilidade para conversar ou agendando reuniões. E mais importante de tudo, num tom de alegria e conquista, cumprimentando as famílias pelo sucesso dos pequenos.

A UNIEPRE compartilhou com o Tempo de Creche alguns desses importantes instrumentos da relação com as famílias em favor do desenvolvimento das crianças:

1-     Transições Primeira Fase – do nascimento aos 18 meses*
Esse folheto traz um resumo sobre o que marca essa etapa da vida. Aborda os brinquedos apropriados para a faixa etária e as habilidades esperadas nas brincadeiras. Também sugere algumas brincadeiras e passatempos para pais e crianças. Traz orientações sobre a alimentação aos 6 meses, 10 meses e um ano, com sugestões sobre a forma de trabalhar a nutrição e a conquista gradual da autonomia de se alimentar.

2-     Transições Segunda Fase – dos 18 meses aos 3 anos*
Este outro folheto também traz uma síntese sobre o que marca essa etapa da vida e possui comunicados específicos. As novas informações contemplam os brinquedos mais apropriados para a faixa etária e dá novas sugestões de brinquedos e brincadeiras que desafiam as conquistas do período. Sobre as brincadeiras e passatempos, elenca situações que enriquecem o brincar e a relação da criança com o adulto. Já as Orientações às famílias esclarecem sobre as ações de alimentação e desfralde, em parceria com a família e em vista da autonomia desenvolvida nesta fase.

Comunicado Feliz UNIEPRE 3

3-     Comunicados sobre as formas de se alimentar e as conquistas

  • Você está crescendo…
    Parabeniza por completar 6 meses de vida e comunica que o bebê será alimentado no bebê conforto ou no carrinho, e tomará suco e água no copo com furinho.
  • Outra conquista…
    Parabeniza pela criança conseguir sentar sem apoio e comunica que passará a ser alimentada no cadeirão.
  • Mais uma conquista…
    Parabeniza pela criança ficar de pé sem apoio e comunica que a alimentação será oferecida na mesinha, o uso da colher será incentivado e começará a experimentar alimentar-se sozinha.
  • Parabéns! Você completou um ano!
    Parabeniza pelo aniversário do pequeno e compartilha a informação de que agora pode alimentar-se de comida sólida e fruta em pequenos pedaços, e que isso contribuipara o bom desenvolvimento dos dentes e da musculatura oral. Também destaca que continuarão incentivando o uso da colher e as experiências de alimentar-se sozinho.
  • Hum… 2 aninhos!
    Parabeniza por poder tomar o leite, que antes era no copinho copo com furo, passa a tomar na caneca
  • Como você cresceu… está com 3 anos e 6 meses…
    Parabeniza e comunica que começará a se alimentar utilizando garfo e faca.

Comunicado Feliz UNIEPRE 2

4-     Você está completando 10 meses…
Comunicado sobre o sono que destaca a conquista da independência e da autonomia de dormir no colchonete.

Comunicado Feliz UNIEPRE5-     Desfralde

  • Comunicado Feliz
    Apresenta a etapa do desfralde como uma conquista do controle de habilidades (dos esfíncteres e as “produções”) e da autonomia dos pequenos. Sugere formas da família colaborar, esclarece como foi identificado o momento propício e destaca o valor da parceria com a instituição: apresentar o vaso sanitário ou penico, enviar cuecas/calcinhas e pares de sapato extras para as situações de escape e orienta os elogios, encorajamento e a não expor a criança a constrangimentos.
  • Parabéns pela conquista do Desfralde!
    Destaca o sucesso da conquista da autonomia da criança e da participação e parceria dos responsáveis no processo. Parabeniza a todos e comunica que a criança passará a vivenciar uma rotina igual à das crianças que não utilizam mais a fralda.

6-     Qualidade da alimentação
Apresenta alguns distúrbios desencadeados por uma alimentação não equilibrada e os perigos e consequências da obesidade infantil.

Que outras situações podem se beneficiar de um engajamento da família com a creche para conquistar aprendizados e o crescimento dos pequenos?

Podem ser comunicados os processos de aprendizagem de autonomia de:

  • Escovar os dentes
  • Se servir de água a partir de uma jarrinha
  • Assoar o nariz

Elaboramos algumas versões de Comunicados Felizes que podem ser baixados e impressos:

Comunicado Feliz - Escovação

Comunicado Feliz - Autonomia para se Servir

Comunicado Feliz - limpeza do nariz

Essa comunicação positiva e estimulante convoca as famílias e cria parcerias positivas em torno de alguns marcos do desenvolvimento das crianças. E, acima de tudo, aproxima os ambientes, as formas de cuidar e educar que se refletem no desenvolvimento tranquilo e potente de crianças intensas e brilhantes.

Para a equipe da UNIEPRE, na transparência da relação entre as creches e as famílias, prevalece o respeito às individualidades de cada criança, sua família e a admiração que se estabelece numa parceria expressiva com comunicação eficaz. São essas pequenas ações que favorecem a verdadeira relação, na qual a família pode exercer a autoridade máxima e decidir os processos em conjunto. Esses são os pilares que sustentam a relação entre a UNIEPRE e suas famílias.

barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisPara saber mais sobre a relação da creche com as famílias:
Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação I
Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação IV
Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação V

* Autoria do kit transições:
Fabiane Vasconcelos, Eliane Lopes, Patrícia Bignardi e Ellen Del Grande.

 

 

Postado em Coordenação e Gestão e tags , , , , , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *