Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas

CONSULTORIA NOSSA TURMA CRIANÇAS 1 Reuniões e encontros pedagógicos entre educadores são vitais para trocar experiências, buscar direcionamento no trabalho com a primeira infância, qualificar os processos, ampliar repertório e trazer aquela sensação de que não estamos sozinhos na jornada. O filme Sementes do Nosso Quintal é uma fonte de inspiração para esses momentos!

Os encontros entre professores podem contar com a informalidade, mas um roteiro ou uma pauta compartilhada com os participantes, organiza o tempo e evita que se passe momentos preciosos de discussão e reflexão falando das pequenas questões do dia a dia (as roupas nas mochilas, os atrasos, gripes e viroses entre outros problemas corriqueiros). Além de um roteiro com os principais assuntos e temas a serem abordados, o responsável pela organização da reunião deve incluir algo que inspire e que leve o pensamento a outras formas de olhar educação e infância. É como trazer novos ventos e horizontes para obrigar a equipe a desapertar o botão do piloto-automático. Alguns textos, distribuídos antes do encontro, podem levantar boas discussões e reflexões. Os vídeos também são recursos potentes para promover um mergulho em outros mares. O filme Sementes do Nosso  Quintal, com direção e produção de  Fernanda Heinz Figueiredo, é hoje uma referência nacional para sonhar e levantar assuntos sobre a educação na infância.consultoria Nossa Turma5Com roteiro de Renata Meireles e da própria Fernanda, a escola Te-Arte, educação infantil sem precedentes, foi retratada em seu cotidiano, com enfoque na ação controversa e carismática de sua idealizadora, Therezita Pagani. O filme foi premiado pelo público da Mostra de São Paulo como o melhor documentário brasileiro, em 2012. Organizar um encontro da equipe da creche em torno desse filme pode levantar inúmeros temas para conversar: construção da autonomia das crianças, diálogos da educação infantil com a arte e a cultura, formas de lidar com conflitos, a incrível relação que os educadores da Te-Arte desenvolvem com as famílias dos pequenos, entre outros pontos. Uma cópia de Sementes do Nosso Quintal pode ser solicitada à produtora, pelo e-mail contato@aiue.com.br . Os filmes são distribuídos com propósitos pedagógicos de formação de educadores e discussões sobre Educação. Preparamos uma sugestão de roteiro para organizar e estimular o trabalho formativo realizado com o documentário. Uma Pauta do Olhar para inspirar o acompanhamento do filme pode ser impressa e entregue para cada participante antes da exibição.

Captura de Tela 2014-09-27 às 18.39.34

 

 

  1. Como a Te-Arte lida com a Autonomia da criança no Brincar e com relação à Rotina?
  2. Onde e como a escola desenvolve um diálogo com a Cultura? Como é a participação das crianças nesse processo? (pauta das formadoras: qual a sua cultura? Você sente que ela está contemplada aqui? Você sente que a cultura das crianças está contemplada nos projetos da NT? Um trabalho que não contempla a cultura das pessoas envolvidas tem potência?)
  3. Como se desenvolvem os trabalho com as artes: música, corpo, artes visuais, dramatização (faz-de-conta)?
  4. O que você percebe sobre os materiais e a “decoração” da escola?
  5. Como você vê a ligação das crianças com a natureza no trabalho da Te-Arte?
  6. Como são trabalhados os conflitos? Quais você percebeu e como foram encaminhados?
  7. Estrutura da proposta: como o professor finaliza a atividade do jogo?
  8. Em que momento da vida da criança aparece o letramento? Como é tratado? (pauta das formadoras: no momento de trabalhar a linguagem oral e escrita, como é a turma? Como são as faixas etárias?)
  9. Como são as relações com as famílias?
  10. O que percebeu sobre os momentos de conversas e trocas da equipe pedagógica?

Ao final da apresentação vale fazer um breve alongamento para soltar a musculatura e levantar algumas percepções e sensações para aquecer a discussão.

  • O que mais lhe chamou atenção?
  • O que surpreendeu?
  • O que lhe causou estranheza?
  • Quais respostas o filme lhe trouxe?
  • Se você pudesse passar um tempo nesta escola, o que você gostaria de observar mais?

Captura de Tela 2014-09-27 às 18.39.59

 

Após compartilhar estes sentimentos os temas propostos na Pauta do Olhar podem ser postos em discussão. Uma ideia para finalizar o encontro é perguntar para cada participante qual sabor o filme deixou e por quê. Desejamos que você e seus colegas vivam intensamente essa experiência e carreguem a Therezita no coração como nós, do Tempo de Creche!

Para conhecer mais: 

Filme Sementes do Nosso QuintalSite do filme Sementes do Nosso Quintal: www.sementesdonossoquintal.com.br  

De volta ao quintal mágico

Livro sobre a escola Te-Arte: De Volta ao Quintal Mágico: a Educação Infantil na Te-Arte, de Dulcilia Schroeder Buitoni, Editora Agora.

No Tempo de Creche, o post Therizita Pagani  e a criança,  na pesquisa manual, corporal e sensorial 

barrinha-colorida-300x17
Foto fernanda heinz figueiredoFernanda Heinz Figueiredo nasceu em São Paulo e formou-se em direito. Codirigiu o documentário de média-metragem Ideias para o Futuro da Amazônia (2012). Dirigiu uma série de 13 curtas-metragens sobre a cultura da infância na escola para o Programa Pelo Direito de Ser Criança, uma iniciativa do Instituto Sidarta, patrocinada pela OMO. Sementes do Nosso Quintal é seu primeiro longa-metragem.

foto Renata MeirellesRenata Meirelles é educadora e há 16 anos vem viajando por todos os cantos do país pesquisando, escrevendo e registrando a infância brasileira.
Postado em Coordenador e Gestor e tags , , , . Marcado com permalink.

21 Comentários para Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas

  1. JOSÉ WILSON MORAES STEFANI diz:

    Boa noite, gostaria de saber como faço para conseguir o documentário Sementes do Nosso Quintal…
    Obrigado pela atenção, José Wilson.

    • Olá, José Wilson, obrigada pelo retorno. Conforme a informação no artigo que você acessou, uma cópia de Sementes do Nosso Quintal pode ser solicitada à produtora, pelo e-mail contato@aiue.com.br . Os filmes são distribuídos com propósitos pedagógicos de formação de educadores e discussões sobre Educação. Abraço

  2. Jadilma diz:

    Muito interessante esse blog. Já solicitei uma cópia do documentário para Reunião de Formação. Obrigada pelas dicas. Abraços.
    Jadilma

  3. Josenilda Nunes diz:

    Amei as ideias e gostaria de receber materiais relacionados a educação infantil .

    Parabéns, lindo trabalho.

    • Obrigada pelo retorno, Josenilda. Para receber as informações das postagens, inscreva-se na página inicial do blog. É só colocar o e-mail e confirmar ao receber a notificação no seu endereço eletrônico. Abraço.

  4. Rita de Cássia diz:

    Adorei as ideia !
    Sou nova nesta área da coordençao e gostaria de ajuda e auxilio neste momento!
    Gostaria de receber os novos estudos, textos videos para usar com o meu grupo de professores!
    GRATA

    • Olá, Rita!
      Seja bem-vinda! Publicamos várias postagens que tratam sobre reuniões e formação de professores. Se tiver alguma sugestão ou dúvida específica, entre em contato. As postagens são: – Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível; – O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil; – Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças e Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor, entre outras. Abraço.

  5. Rosimeire Santos da Silva diz:

    Agradeço e parabenizo, a forma como dispõe a todos os seus registros e experiencia, faz toda a diferença no meu trabalho como coordenadora pedagógica.

  6. marcia diz:

    Obrigada por compartilhar tantas experiencias numa linha humanizadora! Sou coordenadora e preciso conhecer e me nutrir de boas práticas! Parabéns!!

  7. Monica Alves dos Santos Silva diz:

    Olá, graças a uma postagem do grupo Coordenadores e Diretores da Prefeitura de São Paulo estou conhecendo seu blog e estou muito animada com tantas informações que aproveitarei na minha nova carreira a qual assumi como coordenadora pedagógica de uma escola de Educação Infantil. Este foi o primeiro contato mas acredito que muitos outros acontecerão. As dicas são ótimas principalmente por serem atuais. Obrigada por tudo.

    • Monica,
      É nossa intenção compartilhar informações e experiências por meio do Blog!
      Desejamos muito sucesso em sua carreira e que você contribua com o desenvolvimento de uma infância feliz e saudável para as crianças da sua instituição.
      Gostaríamos de receber suas experiências com as dicas do Tempo de Creche. Também estamos abertas para sugestões.
      Um grande abraço!

      • jcalore diz:

        Estou com dificuldades para postar . Já
        tenho os primeiros bons resultados para compartilhar.

        • Pedimos desculpas pela dificuldade que sentiu em publicar seus comentários, mas são enviados direto ao “espaço interno do administrador” do blog para serem, posteriormente, publicados.
          Estaremos aguardando, com interesse, sua postagem em relação à sua experiência.
          Um abraço e muito obrigada pelo interesse em compartilhar sua experiência, nossa proposta é contribuir com reflexões que auxiliem o dia a dia e provocar o encontro e o diálogo

  8. Eudete diz:

    Você está me ajudando muito. Adorei suas postagens!

  9. Nádia Jane de Sousa diz:

    Achei bem interessante esse blog, especialmente no tocante ao compartilhamento de informações (livros, exposições, músicas, etc) relacionadas ao universo da Educação Infantil, meu campo de atuação enquanto professora formadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *