Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas

Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas

CONSULTORIA NOSSA TURMA CRIANÇAS 1 Reuniões e encontros pedagógicos entre educadores são vitais para trocar experiências, buscar direcionamento no trabalho com a primeira infância, qualificar os processos, ampliar repertório e trazer aquela sensação de que não estamos sozinhos na jornada. O filme Sementes do Nosso Quintal é uma fonte de inspiração para esses momentos!

Os encontros entre professores podem contar com a informalidade, mas um roteiro ou uma pauta compartilhada com os participantes, organiza o tempo e evita que se passe momentos preciosos de discussão e reflexão falando das pequenas questões do dia a dia (as roupas nas mochilas, os atrasos, gripes e viroses entre outros problemas corriqueiros). Além de um roteiro com os principais assuntos e temas a serem abordados, o responsável pela organização da reunião deve incluir algo que inspire e que leve o pensamento a outras formas de olhar educação e infância. É como trazer novos ventos e horizontes para obrigar a equipe a desapertar o botão do piloto-automático. Alguns textos, distribuídos antes do encontro, podem levantar boas discussões e reflexões. Os vídeos também são recursos potentes para promover um mergulho em outros mares. O filme Sementes do Nosso  Quintal, com direção e produção de  Fernanda Heinz Figueiredo, é hoje uma referência nacional para sonhar e levantar assuntos sobre a educação na infância.consultoria Nossa Turma5Com roteiro de Renata Meireles e da própria Fernanda, a escola Te-Arte, educação infantil sem precedentes, foi retratada em seu cotidiano, com enfoque na ação controversa e carismática de sua idealizadora, Therezita Pagani. O filme foi premiado pelo público da Mostra de São Paulo como o melhor documentário brasileiro, em 2012. Organizar um encontro da equipe da creche em torno desse filme pode levantar inúmeros temas para conversar: construção da autonomia das crianças, diálogos da educação infantil com a arte e a cultura, formas de lidar com conflitos, a incrível relação que os educadores da Te-Arte desenvolvem com as famílias dos pequenos, entre outros pontos. Uma cópia de Sementes do Nosso Quintal pode ser solicitada à produtora, pelo e-mail [email protected] . Os filmes são distribuídos com propósitos pedagógicos de formação de educadores e discussões sobre Educação. Preparamos uma sugestão de roteiro para organizar e estimular o trabalho formativo realizado com o documentário. Uma Pauta do Olhar para inspirar o acompanhamento do filme pode ser impressa e entregue para cada participante antes da exibição.

Captura de Tela 2014-09-27 às 18.39.34

 

 

  1. Como a Te-Arte lida com a Autonomia da criança no Brincar e com relação à Rotina?
  2. Onde e como a escola desenvolve um diálogo com a Cultura? Como é a participação das crianças nesse processo? (pauta das formadoras: qual a sua cultura? Você sente que ela está contemplada aqui? Você sente que a cultura das crianças está contemplada nos projetos da NT? Um trabalho que não contempla a cultura das pessoas envolvidas tem potência?)
  3. Como se desenvolvem os trabalho com as artes: música, corpo, artes visuais, dramatização (faz-de-conta)?
  4. O que você percebe sobre os materiais e a “decoração” da escola?
  5. Como você vê a ligação das crianças com a natureza no trabalho da Te-Arte?
  6. Como são trabalhados os conflitos? Quais você percebeu e como foram encaminhados?
  7. Estrutura da proposta: como o professor finaliza a atividade do jogo?
  8. Em que momento da vida da criança aparece o letramento? Como é tratado? (pauta das formadoras: no momento de trabalhar a linguagem oral e escrita, como é a turma? Como são as faixas etárias?)
  9. Como são as relações com as famílias?
  10. O que percebeu sobre os momentos de conversas e trocas da equipe pedagógica?

Ao final da apresentação vale fazer um breve alongamento para soltar a musculatura e levantar algumas percepções e sensações para aquecer a discussão.

  • O que mais lhe chamou atenção?
  • O que surpreendeu?
  • O que lhe causou estranheza?
  • Quais respostas o filme lhe trouxe?
  • Se você pudesse passar um tempo nesta escola, o que você gostaria de observar mais?

Captura de Tela 2014-09-27 às 18.39.59

 

Após compartilhar estes sentimentos os temas propostos na Pauta do Olhar podem ser postos em discussão. Uma ideia para finalizar o encontro é perguntar para cada participante qual sabor o filme deixou e por quê. Desejamos que você e seus colegas vivam intensamente essa experiência e carreguem a Therezita no coração como nós, do Tempo de Creche!

Para conhecer mais: 

Filme Sementes do Nosso QuintalSite do filme Sementes do Nosso Quintal: www.sementesdonossoquintal.com.br  

De volta ao quintal mágico

Livro sobre a escola Te-Arte: De Volta ao Quintal Mágico: a Educação Infantil na Te-Arte, de Dulcilia Schroeder Buitoni, Editora Agora.

No Tempo de Creche, o post Therizita Pagani  e a criança,  na pesquisa manual, corporal e sensorial 

barrinha-colorida-300x17
Foto fernanda heinz figueiredoFernanda Heinz Figueiredo nasceu em São Paulo e formou-se em direito. Codirigiu o documentário de média-metragem Ideias para o Futuro da Amazônia (2012). Dirigiu uma série de 13 curtas-metragens sobre a cultura da infância na escola para o Programa Pelo Direito de Ser Criança, uma iniciativa do Instituto Sidarta, patrocinada pela OMO. Sementes do Nosso Quintal é seu primeiro longa-metragem.

foto Renata MeirellesRenata Meirelles é educadora e há 16 anos vem viajando por todos os cantos do país pesquisando, escrevendo e registrando a infância brasileira.

26 comments

Boa noite, gostaria de saber como faço para conseguir o documentário Sementes do Nosso Quintal…
Obrigado pela atenção, José Wilson.

Olá, José Wilson, obrigada pelo retorno. Conforme a informação no artigo que você acessou, uma cópia de Sementes do Nosso Quintal pode ser solicitada à produtora, pelo e-mail [email protected] . Os filmes são distribuídos com propósitos pedagógicos de formação de educadores e discussões sobre Educação. Abraço

Muito interessante esse blog. Já solicitei uma cópia do documentário para Reunião de Formação. Obrigada pelas dicas. Abraços.
Jadilma

Amei as ideias e gostaria de receber materiais relacionados a educação infantil .

Parabéns, lindo trabalho.

Obrigada pelo retorno, Josenilda. Para receber as informações das postagens, inscreva-se na página inicial do blog. É só colocar o e-mail e confirmar ao receber a notificação no seu endereço eletrônico. Abraço.

Adorei as ideia !
Sou nova nesta área da coordençao e gostaria de ajuda e auxilio neste momento!
Gostaria de receber os novos estudos, textos videos para usar com o meu grupo de professores!
GRATA

Olá, Rita!
Seja bem-vinda! Publicamos várias postagens que tratam sobre reuniões e formação de professores. Se tiver alguma sugestão ou dúvida específica, entre em contato. As postagens são: – Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível; – O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil; – Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças e Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor, entre outras. Abraço.

Olá, Rita Ribeiro, Obrigada pelo retorno. Conforme a resposta anterior, são várias as postagens que abordam este tema. Além das citadas anteriormente, temos também: – Coordenador-formador e seus professores-alunos; – Coordenador: roteiro de ações e formação de educadores; – O Começo da Vida: um filme sobre infância para encantar e refletir; – O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?. Procure na aba superior as postagens em Coordenação e gestão. Lembramos que para uma melhor escolha é importante a identificação das questões que mobilizam os professores da equipe. Boa leitura! Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.