Um roteiro para sonhar e planejar

Atuar com previsão, organização e preparo favorece uma atmosfera mais tranquila e o olhar antenado nas pesquisas das crianças. Fazer um planejamento cuidadoso e atento às demandas e desejos expressos pelas crianças é um passo para conquistar situações como essa.  E um roteiro para planejar pode ajudar a exercitar o ato de planejar.

Para Madalena Freire, reconhecer os limites do contexto e da atuação do professor revela os caminhos do planejamento. São os próprios limites em sintonia com a realidade:

  • O que é possível fazer?
  • Quais os saberes e potencialidades que reconheço no grupo?
  • Quais desafios são adequados à faixa etária e a este grupo?
  • O que eu já sei e o que preciso pesquisar?

Aividade eu experimento pintar - organização do espaço

Madalena ainda fala sobre a liberdade, e talvez uma certa leveza, para atuar quando existe organização e disciplina do educador que “organiza, delimita e direciona a liberdade” de si e do grupo. Assim, pensar no planejamento envolve duvidar, perguntar e se questionar. Que tal experimentar um roteiro de planejamento que busque estruturar sua atuação e as conquistas das crianças?

Roteiro de Planejamento

Com o planejamento em mãos, o espaço e o tempo do professor ganham outro fôlego, outra cor e outro sabor.

Quando as crianças se envolvem numa proposta, percebemos que mergulham de corpo, alma, pesquisa, descoberta e criação.

O importante é sonhar antes!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Balão Para Saber Mais

→  Madalena Freire no livro Educador, educa a dor. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2008

→  Para se aprofundar nesse tema, leia as postagens:

 

Postado em Coordenação e Gestão, Planejamentos e Atividades e tags , , , , . Marcado com permalink.

Comentários para Um roteiro para sonhar e planejar

  1. Iany Bessa Silva Menezes diz:

    Maravilha de proposta! Um planejamento para potencializar e qualificar a Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *