Uma proposta para toda a creche: rodízio de contação de história

Já pensou em planejar uma contação de história especial e sua turma receber cinco histórias diferentes?
Já pensou em elaborar uma contação de história especial e realizá-la cinco vezes?
Um CEI de São Paulo criou uma tarde incrível de contação de histórias para todas as suas crianças!

Numa tarde de outubro, as crianças das cinco turmas do CEI Nossa Turma acordaram, tomaram o leite e desfrutaram de uma contação de histórias peculiar.

Rodizio de histórias CEI Nossa Turma - professora LuanaNum canto de leitura acolhedor, organizado na sala enquanto dormiam, ouviram uma história contada pelos seus professores. No final da aventura literária, um dos professores escapou da sala e outro, de outra turma, veio se chegando. Sutilmente, outros dois professores começaram uma nova contação de história. Que delícia!

Nessa tarde inusitada, os cinco grupos da Nossa Turma ouviram cinco histórias diferentes, preparadas e contadas com dedicação especial. Equipe e crianças disfrutaram de literatura, diversas maneiras de ouvir histórias e novas relações.

Rodizio de histórias CEI Nossa Turma - professora AnaConversamos com a coordenadora pedagógica, Maria Martha Novaes dos Santos, para conhecer mais sobre essa proposta.

Tempo de CrecheComo surgiu a ideia?
Martha – A ideia surgiu a partir da doação de uma caixa de livros infantis que recebemos da Fundação Itaú. Aproveitamos a oportunidade para planejar uma forma de apresentar os novos livros às crianças.

Tempo de Creche – Como foi implementada?
Martha – Acertamos uma data e as duplas de professores escolheram livremente os livros. Eles tiveram liberdade para usar a criatividade e planejar os cantos e a contação.
Todas as cinco duplas surpreenderam no quesito criatividade.
As histórias escolhidas foram A  Festa no Céu, O grande Urso esfomeado, O dia de  Chu, Advinha quanto te amo, Dorme, menino dorme.

Rodizio de histórias CEI Nossa Turma - professora Tania e FlaviaTempo de Creche – Como foi a experiência para a coordenação?
Martha – Para a Adriana, nossa diretora,  e para mim, a experiência foi muitíssimo interessante. Era visível a empolgação das crianças e dos professores. As crianças não se levantavam entre uma história e outra, para esperar pela próxima com grande alegria. Quando a atividade terminou, durante a pausa do café, os professores comentavam sobre a atividade dizendo que deveriam fazer isso outras vezes.

Rodizio de histórias CEI Nossa Turma - professora Fabiana

Depoimentos de algumas professoras sobre a experiência:

Valeu a experiência. As crianças gostaram, foi bom porque elas não estranharam. Foi criada uma expectativa da história que viria a seguir. Foi interessante ver que elas interagiram com os outros professores.  Professora Maria Aparecida Soares Santos – Berçário II

Eu achei ótimo. Porque você vê a diferença entre as crianças. Para cada sala foi preciso atuar de uma forma diferente. Professora Sandra Aparecida Ferrari – Berçário II

Eu gostei da experiência porque tivemos que trabalhar de forma diversificada. Isso permitiu que não ficássemos engessadas no nosso grupo. – Professora Fabiana Guimarães – Berçário II

Foi uma experiência diferente, eu gostei porque pude conhecer um pouco de cada turma.  Professora Nathaly da Silva – Mini Grupo II

Além das professoras citadas, participaram da proposta:
Tânia Maria da Silva e Magda Alves – Mini Grupo I
Ana Claudia Araújo Scalco e Wellington Landi – Mini Grupo I
Luana Barbosa de Abreu – Berçário II
Flávia Lima de Sousa – Mini Grupo II

barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisPara saber mais sobre contação de histórias e literatura para crianças leia as postagens:

Postado em Campos de Experiências, Palavra da prática, Planejamentos e Atividades e tags , , . Marcado com permalink.

2 Comentários para Uma proposta para toda a creche: rodízio de contação de história

  1. Gostei muito desse projeto, os professores de sua unidade educacional estavam comprometidos. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *