Renata Meirelles fala sobre tanque de areia e o tempo do brincar

imagem entrevista Renata Meirelles - tanque de areia

No lançamento do livro Cozinhando no Quintal, a educadora, documentarista e pesquisadora da cultura infantil no Brasil, Renata Meirelles, falou ao Tempo de Creche sobre a importância dos tanques de areia e do tempo do brincar na Educação Infantil.

Tempo de Creche – Você tem alguma sugestão para as escolas de educação infantil, a respeito dos espaços de brincar?

Renata-MeirellesRenata – Tem várias coisas para dizer, mas uma delas é um tanque de areia. Esse, inclusive, é um tema que é abordado em outro projeto do Instituto Alana, o Prioridade Absoluta, para que as pessoas saibam como lutar por esse direito nas escolas. Eu acho que deveria ser obrigatório a todas as escolas de educação infantil terem um espaço de areia e trabalharem a seriedade deste lugar, com a consistência da produção infantil no tanque de areia. Trabalhar com as escolas para dar o rela valor dessa relação e o que isto representa para as crianças: disponibilizar tempo para estabelecer uma intimidade com a área. Eu vejo esta questão sendo  menosprezada, muitas vezes só se veem os problemas, mas a areia é um oásis para as crianças. Na verdade, areia e água. Principalmente quando a gente fala de crianças de centros urbanos.

Tempo de Creche – E o tempo da criança para brincar?

Renata – Outro foco é o tempo que a criança tem disponível para brincar, que fica dependente de uma situação muito diretiva por parte do adulto, tanto na proposição de conteúdos, quanto na proposição de atividades. A gente tem que acreditar nas crianças, e nas sua brincadeira. Deixar que isto aconteça,, estar lado a lado e participar.  Temos que acreditar que a própria criança é geradora de conteúdos e brincadeiras.

Balão Para Saber MaisLeia também Um tratado sobre TANQUE DE AREIA

 

barrinha colorida fininha

Livro Cozinhando no QuintalLeia notícias sobre o livro Cozinhando no Quintal, de Renata Meirelles, em:

Renata Meirelles conta como surgiu o livro Cozinhando no quintal

Renata Meirelles é educadora, documentarista e há 16 anos vem viajando por todos os cantos do país pesquisando, escrevendo e registrando a infância brasileira. No site Território do Brincar você pode encontrar conteúdos e registros desse trabalho.

 

 

Postado em Criança e Natureza, Palavra de... especialista, Tempo, Espaço e Materiais e tags , , . Marcado com permalink.

6 Comentários para Renata Meirelles fala sobre tanque de areia e o tempo do brincar

  1. Marli diz:

    Obrigada pelo texto Renata, sou coordenadora na Escola de Educação Infantil Piccolino e muitas vezes precisamos de textos como o seu para continuar acreditando na educação como meio para o conhecimento. O tempo, o espaço não podem ser objeto de controle do educador.

  2. veronica diz:

    Também acredito no brincar na educação infantil. E a linguagem natural da criança. Sua forma de construção do conhecimento.

  3. Tenho uma escola de Educação infantil em Sorocaba que se chama ESCOLA CHÁCARA VIVA A VIDA e possuímos uma filosofia própria e baseada numa filosofia humanista! Temos muita área verde e areia além de vários animaizinhos. Concordo plenamente com o texto e gostaria de convidar vc e sua equipe pra conhecerem o nosso trabalho. Um abraço Katia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *