Buracos incríveis! Um brinquedo provocativo para bebês

Buracos incríveis! Um brinquedo provocativo para bebês

A partir dos 12 meses os bebês vão aprofundando o conhecimento a respeito do universo ao redor. Isso é fruto de muita pesquisa e investigação. Eles querem conhecer os objetos, saber como podem ser usados e entender as suas propriedades físicas… é isso mesmo! Eles amassam? Fazem barulho quando caem? São frios? São gostosos de lamber? Se brinco com eles, consigo provocar alguém? É aproveitando essa incrível vontade de brincar aprendendo que pensamos num brinquedo que pode provocar os pequenos cientistas: Buracos incríveis!

Brinquedos para bebes buracos incríves

Um menino e um cachorrão com a boca aberta para receber tudo aquilo que se queira colocar dentro!
Um prato de comida que engole objetos.
Um mar de bolinhas onde consigo enfiar mais algumas!
Que desafio! Que viagem!

Buracos incríveis é um brinquedo simples de construir. Basta conseguir pequenas caixas de papelão reforçado, pesquisar fotos nítidas, com contextos significativos para os bebês, e abrir um buraco num ponto estratégico da imagem.

Assim, fomos um pouco além dos jogos de encaixe e acrescentamos imagens fotográficas para instigar os bebês a começar a pensar na qualidade dos objetos que podem “combinar” ou não, com as diferentes caixas.

Brinquedo buracos incríves

Balão-na-Prática

1 –    Introduzindo o tema
Coloque uma caixa preparada em local acessível. Próximo a ela, posicione alguns objetos que possam caber e um ou outro que não caiba. Espere que descubram o novo desafio. Não tem certo ou errado! Os pequenos aprendem nas tentativas e erros – que são muitos! Participe elogiando os bebês e incentive a brincadeira: olha que legal! Você descobriu um buraco! Você está tentando colocar algo dentro? Será que cabe? Será que não cabe? Fale também sobre o que você vê que ele está fazendo e permita que tenha o tempo necessário para descobrir o que deseja… Tudo o que fazemos e dizemos para os bebês tem grande influência no desenvolvimento dos seus cérebros e, portanto, nas aprendizagens. Nomeie os objetos, as ações e os sentimentos.

2 –     Segundo passo
Quando conseguirem enfiar os objetos com facilidade, você pode ampliar a experiência trocando de objetos. Pode selecionar objetos que pertençam ao contexto da imagem da caixa. Em outra ocasião, pode começar a misturar objetos que combinam e que não combinam com o contexto e descobrir o que os bebês acham disso…

3 –    Desafiando a pesquisa das imagens
Em outro dia os bebês podem encontrar duas ou três caixas com imagens diferentes. Será que eles vão escolher intencionalmente a caixa pela imagem? Reconhecem a fotografia? Dialogue!

4 –    Várias caixas e vários objetos: que confusão!
O que vai acontecer? Vão escolher? Selecionar? Trocar e experimentar outras narrativas? Que aventura deliciosa!

É bom lembrar que nessa fase os pequenos apreciam muito as repetições.

Brinquedo buracos incríves 2

dicaCAIXAS:

Para fazer as caixas pensamos em imagens com contextos como pratos de comida, panelas, armários, bocões, umbigo, cestas, caixas de brinquedo…. é só pesquisar na internet que a inspiração vai chegar!

→ Para os objetos, brinquedos pequenos, colheres, frutas, verduras, bolas, etc. etc. etc.. Ouse e divirta-se com seus pequenos, esse aprendizado é estimulante, desafiador e infinito…

dicaBRINCADEIRA:

Cada bebê tem seu tempo e momento da rotina para brincar e pesquisar, por isso é importante lembrar que o professor não precisa trabalhar com TODOS os bebês juntos, fazendo a mesma coisa… e nem com todos no mesmo horário… Observe aquele que se interessa pelo desafio e acompanhe de perto, conversando, percebendo como resolve e encontra as soluções. Registre!

Quadro facilitador para Registro Buracos

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Balão-Para-Saber-MaisPara conhecer mais sobre bebês de 12 a 18 meses leia as postagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.