Cantos de atividades para revelar projetos

Cantos de atividades para revelar projetos

Temas identificados a partir dos interesses das crianças desafiam e envolvem o grupo. Em quais situações o professor pode observar as crianças e pesquisar o que as instiga? Cantos de atividades diversificadas ajudam, porém é preciso renovar as provocações.

Os momentos de brincadeira favorecem a observação mais distanciada e orientam o professor a identificar o que encanta as crianças, as conquistas e as dificuldades. Ao ampliar as possibilidades de inventar e imaginar, ampliam-se também as oportunidades de observar novas brincadeiras e pesquisas. Cantos de atividades diversificadas favorecem as brincadeiras mais autônomas e a busca do professor por novos interesses e caminhos para planejar propostas. Mas os velhos cantinhos já brincados e rebrincados devem ser transformados para renovar o repertório de brincadeiras. Simples detalhes proporcionam mudanças:

Canto de casinha

  • Acrescentar novos elementos como sementes, pedrinhas e folhas para enriquecer as “comidinhas”;
  • Preparar uma cesta com alguns retalhos de tecidos para que as crianças construam vestimentas para elas próprias e para as bonecas;
  • Providenciar caixas de sapato ou de papelão para colecionar os objetos, organiza-los e até servir como camas e bercinhos.

Cestos de pedras e plantas

Canto dos carrinhos

  • Desenhar pistas e ruas em grandes folhas de papel kraft ou jornal;
  • Cortar tiras de papelão e disponibilizar caixas para instigar construções: rampas, pontes, garagens e outros;
  • Se a instituição contar com motocas, triciclos e cavalinhos de pau, construir pistas e percursos no chão com fita crepe.

canto de carrinhos

Canto de desenho

  • Aqui vale um destaque: crianças precisam desenhar todos os dias! Portanto, cantos de desenho atendem aos desejos dos pequenos e liberam o professor da obrigação de organizar atividades diárias para desenhar.
  • A arte-educadora Anne Marie Holm ensinava uma forma para trazer novos encantos aos gizes de cera quebrados. Ela colava peninhas coloridas nas pontas dos toquinhos com fita adesiva e os reunia numa cesta. Ficava lindo!
  • Fazer uma parede com diferentes formatos, tamanhos e cores de papeis para desenhar provoca a vontade de desenhar.
  • Aumentar o tamanho dos lápis de cor fixando-os em gravetos, promove outros desafios ao ato de riscar e desenhar.

giz de cera encantado Anna M Holm

inovação para o canto do desenho

Canto com objetos, brinquedos pequeninos e grandões

Que tal reunir os brinquedos de acordo com o tamanho? Organizar um espaço propositor diferente com os mesmos brinquedos provoca novas brincadeiras e experiências. Separe os brinquedos por tamanho, colocando os pequeninos num lado da sala e os grandões em outro lado. Pode-se agrupar os brinquedos por cor e também reunir objetos que não são brincados em conjunto. Uma ideia é juntar peças de montar com carrinhos e bichinhos – será que vira cenário de histórias? Outra sugestão pode ser acrescentar sucatas aos cenários prontos, como casinha, supermercado, cabeleireiro etc. Muitas ideias surgem quando nos desafiamos a pensar para enriquecer os contextos.

Uma vez ouvi uma história de uma mãe que nos disse que seu filho não queria mais brincar com os “mesmos” brinquedos que tinha no quarto.
O que ela fez?
Preparou um cenário arrumando alguns dos brinquedos como se estivessem numa exposição: colocou um tecido no chão, dispôs os objetos com cuidado e convidou o filhote para ver. A criança passou horas na brincadeira, redescobriu brinquedos “velhos”e criou novas possibilidades de associar e brincar.

Prepare uma pauta de olhar para observar os pequenos nesses momentos de brincadeira, faça uma escuta generosa dos questionamentos que surgem, das criações e das relações que se estabelecem. Aqueça as crianças ampliando os recursos ofertados para brincar. Aqueça sua observação para identificar caminhos significativos e, assim, elaborar novas propostas. Acompanhe, acolha, encaminhe e boa jornada!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

PARA SABER MAIS…

Leia mais sobre projetos e brincadeiras nas postagens:

10 comments

MUITO BOM ESSE PROJETO, TODOS NÓS JA FOMOS CRIANÇAS E TINHAMOS MAIS LIBERDADE PARA BRINCAR COM TUDO ISSO. ATUALMENTE, PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM BRINCAR, TEMOS QUE DAR ESSA OPORTUNIDADE NA ESCOLA. PORQUE EM CASA COM A FAMILIA , OS BRINQUEDOS SAO BEM ELABORADOS , BEM ARQUITETADOS E NA MAIORIA DA VEZES SAO ELETRONICOS E ELAS NAO ESTAO TENDO TANTO CONTATO COM A NATUREZA PROPRIAMENTE DITA. POR ISSO QUE CHEGAM MUITAS CRIANÇAS NA ESCOLA COM VESTIGIOS DE EGOCENTRISMO E NAO QUEREM COMPARTILHAR NADA COM OS DEMAIS COLEGAS. E NÓS TEMOS QUE TRABALHAR CONFORME NOS ORIENTA A BNCC COM INTERAÇÃO E BRINCADEIRAS DIVERSAS PARA QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM SUAS COMPETENCIAS E HABILIDADES E SEJAM DE FAT0, SUJEITO HISTORICO E DE DIREITOS E CAPAZES DE CONSTRUIR SUA PROPRIA HISTORIA.

Deixe um comentário para Escola Bilíngue Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.