História: Caramelo, o caramujo

história caramelo o caramujo Leia Caramelo, o caramujo*. Era uma vez um caramujo que se chamava Caramelo.
Um dia, enquanto passeava calmamente pelo campo, encontrou flores lindas e algumas borboletas voando com as asas lindas e coloridas. O caramujo Caramelo pensou como seria bom se tivesse aquelas cores tão brilhantes na sua carapaça.

caramelo o caramujo - as cores

Caramelo, o caramujo continuou o seu passeio e logo adiante encontrou uma joaninha. Novamente se pôs a pensar: Como a joaninha é bonita, assim toda vermelha com bolinhas pretas. Por que será que minha concha não é colorida? Então Caramelo se sentiu tão triste, mas tão triste por não ter uma carapaça colorida, que decidiu encontrar uma maneira de resolver seu problema. caramelo o caramujo pintorFoi então que ele avistou perto dali, um homem pintando a praça onde vivia. Carmelo não perdeu tempo, o mais rápido que pôde, andou até onde o pintor estava e perguntou sem a menor cerimônia: – O senhor poderia pintar minha concha com as cores das borboletas e as bolinhas das joaninhas? caramelo o caramujo pintadoO pintor ficou muito feliz em poder ajudar e pintou delicadamente, com um pincel bem pequenino, a concha do caramujo. Caramelo não cabia em si de contentamento, e foi correndo mostrar suas novas cores aos amigos. caramelo o caramujoamigos coloridosNo entanto, eles acharam estranho, e um deles disse para Caramelo: – Que coisa esquisita! Você nem parece um caramujo! Mas Caramelo disse que gostou de sua nova aparência e que quem quisesse ser seu amigo deveria gostar também do novo jeito dele!

*Esta história, de autor desconhecido, foi adaptada do site de Anna Yuri Alegria.

balão dicaPara trabalhar esta história você pode imprimir as figuras clicando sobre elas. Para ampliar a pesquisa das crianças crie oportunidade para buscarem mais insetos no pátio ou na praça perto da creche.  É possível também estimular a pesquisa das cores e dos modos como as crianças imaginam que estes insetos se locomovem. Assim, uma história pode favorecer a construção conjunta (professor e crianças) de um projeto de pesquisas e descobertas!

Balão-crédito-imagens As imagens foram pesquisadas no Google nos seguintes sites:

barrinha colorida fininha Balão-Para-Saber-MaisSe você quiser ver outras atividades baseadas na natureza, leiaHistória: O coelhinho distraídoHistória: O leão e o ratinho;  História da folhinha de outono História – A menina e o sapo.

Se você quiser ler mais sobre o assunto, leia: Natureza, riscos e brincadeiras numa discussão que dá o que pensarApareceu a lagartixa na creche? Que tal transformar o fato no Projeto Lagartixa?

Postado em Planejamentos e Atividades e tags , , , , , , , , . Marcado com permalink.

3 Comentários para História: Caramelo, o caramujo

  1. Parabéns!!! “Dicas” Criativas. Muito Boas.
    Meu neto vai se beneficiar com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *