O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?

Uma professora nos escreve para auxiliá-la na orientação da rotina, pois trabalha com crianças de 3 a 4 anos e fica em dúvida de como e que conteúdos, eixos contemplar na mesma.
Quando o tema é Rotina, o que estamos pensando? Como a definimos?

Rotina

Existe um modelo pronto aplicável a todas as creches e escolas de Educação Infantil?

Não!

Se definirmos rotina como a organização do desenvolvimento que abrange o trabalho diário de professores e crianças, estamos falando em como levar em conta as concepções pedagógicas, a percepção de tempos, espaços e sua relação com as organizações da ação do professor e das crianças.

→ O que pensar?
→ Por onde começar?

Se a Rotina é o dia a dia da creche.
Muitas das atividades têm que ocorrer todos os dias.

rotina 2

Para a construção do seu trabalho e do grupo, o professor organiza e limita o uso do tempo, do espaço e dos materiais, cria uma constância e delimita as atividades, esclarece seus objetivos, elabora em conjunto os combinados e as regras, constrói vínculo e registra e acompanha os compromissos de cada um para com as tarefas.

atividades sensoriais para bebês

 

Podemos ensinar e aprender com a rotina?
Podemos desenvolvê-la com significados diferentes?
Para refletir sobre estas e outras questões, leia as postagens:

Postado em Planejamentos e Atividades, Tempo, Espaço e Materiais e tags , , , , , . Marcado com permalink.

2 Comentários para O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?

  1. Marilei Vilhalva Romero Fernandes diz:

    Excelente publicação , nos auxilia na elaboração do nosso trabalho pedagógico.

    • Olá, Marilei. Obrigada pelo retorno. Estamos abertas para receber suas críticas, sugestões e dúvidas. Nosso objetivo é manter o diálogo para espalhar experiência que inspirem práticas consistentes. Gostaria de contribuir com algum relato das atividades desenvolvidas em sua escola? Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *