Um guia para a jornada do relatório individual

janela vitralA hora do relatório individual! Nessa época, escolas, professores e coordenadores se encontram numa temporada de muito trabalho. É o momento de colocar em teste os registros do professor e a seleção de materiais produzidos pelas crianças. Mais do que isso, é a hora de pensar sobre todas as reflexões realizadas no período. É o momento de compor uma narrativa que expresse a trajetória de cada criança, com suas singularidades e conquistas. É também a hora de dar a devolutiva para as famílias, estreitar as relações e chegar ao próximo semestre com uma parceria solidificada e comprometida.
Se você já fez e entregou seus relatórios, pode utilizar os roteiros que propomos nesta postagem para acompanhar suas observações e registros e facilitar o trabalho do final do próximo semestre.

brincando no canteiro• Quais registros foram feitos?
• Quais reflexões apontaram as jornadas de aprendizagem das crianças?
• Quais questões quero responder por meio dos relatórios?
• Quais foram os meus principais desafios no semestre e quais os desafios encarados pelas crianças?
• Quais narrativas importantes tornam visíveis as aprendizagens?
• Como traduzir as experiências em palavras? Dá para traduzir as emoções?

Organizamos dois quadros facilitadores com perguntas que podem orientar e encaminhar um roteiro para a elaboração do relatório individual reflexivo. Ao percorrer essa jornada, acreditamos que não somente os pais vão se beneficiar, mas você poderá encontrar inspirações para transformar em prática rotineira o encaminhamento dos interesses e aprendizagens das crianças.

canto de leitura 2Vamos partir dos Campos de Experiências, que incluem os diversos aspectos da vida das crianças na escola (BNCC – 2a versão). Porém, é preciso ressaltar que o roteiro proposto não tem a intenção de avaliar as crianças e atribuir julgamentos. Propomos uma pesquisa sobre as aprendizagens e o desenvolvimento singular. Cada criança escolhe um caminho e um ritmo para crescer. Algumas brincaram mais no campo das relações, outras investiram na linguagem, outras experimentaram os fenômenos da natureza. Cada uma no seu caminho certamente aprendeu e floresceu. Apresentar esse percurso individual é a finalidade dos Quadros Facilitadores que elaboramos. Nem todos os campos de experiências terão o mesmo peso e, consequentemente observações, registros e reflexões por parte dos professores.

Quadro facilitador 1 roteiro Relatório

Quadro facilitador 2 roteiro Relatório

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Os Campos de Experiências e o Desenho foram assuntos explorados em diversas postagens do Tempo de Creche. É interessante passear pelos conteúdos de cada aspecto do desenvolvimento das crianças para ajudar a fundamentar os relatórios:

Postado em Coordenação e Gestão, Registros e Documentação e tags , , , , . Marcado com permalink.

7 Comentários para Um guia para a jornada do relatório individual

  1. Perpétua Alves diz:

    Olá, sempre muito enriquecedor tudo que publicam.
    Ótima leitura, estou pouco tempo como coordenadora da educação infantil e aprendo muito com vocês… Estou organizando roteiros semanais já com os campos de experiências e direitos de aprendizagens. Vcs teriam alguma novidade nesse conteúdo.

    Parabéns e obrigada

    • Olá, Perpétua. Obrigada pelo retorno. Na página inicial do blog há um espaço com as postagens reunidas por tema. A primeira aba é COORDENAÇÃO. São vários os artigos que poderão interessar a você nesta sua função de coordenadora. Ao final desta mesma aba, estão listadas as publicações sobre a BNCC. No que se refere a organização dos roteiros semanais nossa sugestão é a leitura da postagem: – O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil. Abraço

  2. Clara diz:

    Amei a matéria, aliás, me interesso muito pelo Blog de vcs, sempre indico para as professoras e pesquiso para ampliar meus saberes. O Blog Tempo de Creche é uma referência para minha prática como coordenadora pedagógica e durante minha formação de professores (com os devidos créditos, é claro!!).
    Agradeço por compartilharem tantos conhecimentos e práticas que encantam!!
    Um abraço, Clara Garcia

  3. Magna diz:

    Adorei a matéria. O conteúdo está muito rico e de fácil entendimento.

  4. CINTHIA diz:

    Ótimas orientações !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *