Fotografia: instrumento precioso da Educação

Fotografia: instrumento precioso da Educação

Fotografia é uma das linguagens da arte que pode, de fato, captar a poética da infância. Como fazer isso acontecer?

Crianças

Fala-se intensamente sobre Registro e Documentação Pedagógica do professor e de suas crianças. Mas salta ao pensamento a importância dos relatos escritos e a fotografia como apoio, suporte ou até mesmo embelezamento do resultado da reflexão do professor.

O que é a fotografia na escola para você?
(    ) Registrar o real
(    ) Congelar um momento vivido
(    ) Uma memória visual
(    ) Um registro bonito
(    ) Arte
(    ) Divulgar e comunicar as ações da escola para os pais
(    ) Mais um registro burocrático

educadoresA fotografia feita durante as sequências didáticas pode até ser tudo o que está listado acima, mas, tem a potência de ser muito mais. Encarada como um instrumento do professor, ela é recurso para revelar aprendizagens e indicar caminhos para planejar.

Acompanhada de uma pauta de registro, a fotografia traz dimensões do ocorrido que ampliam e se somam à escrita. É uma outra forma necessária de memória que precisa de intencionalidade e planejamento por parte de quem a utiliza: o que eu preciso ver e registrar em foto durante a minha ação? Como vou me organizar para tirar proveito desse instrumento precioso?

Como nos relatos escritos, não é possível escrever e fotografar tudo. Uma fotografia que parte da seleção dos objetivos a serem registrados, do cuidado com a luz e com o ângulo, melhora o olhar para o individual, expõe e registra acontecimentos importantes que escapam durante a ação, e  revela os interesses e propostas das crianças (o protagonismo infantil).

Fotografia é uma das linguagens da arte que pode, de fato, captar a poética da infância.

Mostra Um olhar sensível para a infânciaNo dia 12 de dezembro, em Campina, SP, André Carrieri, diretor e roteirista de vídeos educacionais e mestre em Educação da USP, convida para a mostra fotográfica UM OLHAR SENSÍVEL PARA A INFÂNCIA, na Escola Themaeducando, Rua Piedade, 185. No formato de roda de conversa acontecerão trocas de experiências sobre as vivências fotográficas das professoras. Vai ser bonito e gratuito. É só se inscrever.

 

Para conhecer mais sobre o André Carrieri, assista o vídeo Andrehttps://www.youtube.com/watch?v=vGou1CrCwtk

Leia mais sobre registro fotográfico na postagem:
Registro fotográfico: muito mais do que documentar!

4 comments

Uso fotografia em relatórios pendrive e diário de bordo,para mim é algo que capta o momento onde podemos fazer observação e dar um norte para que possamos melhorar nas próximas atividades ou somente constatar o que foi bem feito,se chegamos ao nosso objetivo e também um ótimo registro para que os Pais possa acompanhar o progresso do seu filho.não consigo imaginar um registro do professor sem fotos ,acho uma ferramenta fundamental.

Fotografar as atividades dos alunos é um recurso indispensável nos registros dos nossos alunos. Faço isso sempre, além de me ajudar na elaboração dos registros escritos, ilustra os relatórios como também para os acompanhar nosso trabalho com seus filhos.

Neusa,
Obrigada pelo seu retorno.
Gostarias de conhecer suas experiências com esse tipo de registro e as documentações pedagógicas que você elabora com as fotos. Compartilhe conosco!
Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.