Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento

Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento

Como acompanhar os avanços e saltos de aprendizagem das crianças?
A resposta não é simples.
Para responder é preciso partir da observação franca, com olhos de quem quer descobrir o mundo ao lado dos pequenos.

Cada criança tem um traço próprio. Histórias e desejos singulares, que caracterizam percursos e ritmos de seu desenvolvimento. Do mesmo modo, cada turma é única e trilha jornadas próprias em direção ao amadurecimento.

Por outro lado, educar crianças pequenas solicita o apoio de referências para orientar o professor:
Como se movimentam as crianças de um ano?
Em geral, como se comunicam as crianças de 2 anos?
Crianças na faixa dos 5 anos podem ter uma formação científica? Podem trabalhar com números?

Poderíamos listar um infinidade de questionamentos que cruzam os caminhos dos professores da Educação Infantil. Profissionais que hoje devem estruturar o trabalho pedagógico sobre um currículo pautado em experiências e afastado de “conteúdos e disciplinas” (ainda bem [icon icon=icon-smile size=14px color=#000 ]!).

Para auxilia-los a acompanhar o desenvolvimento das crianças a partir da pesquisa das características das próprias turmas, elaboramos uma série de tabelas com uma visão geral do que as crianças podem fazer em cada faixa etária.

As tabelas estão organizadas por faixa etária e campos de habilidades e experiências pautados na premissa de que a criança tem um ritmo particular, interage e brinca para aprender:

  • Campo identidade, habilidades sociais e autonomia;
  • Campo das habilidades do corpo;
  • Campo da oralidade, letramento e imaginação;
  • Campo das expressões artísticas;
  • Campo do conhecimento espaço-visual, científico e lógico-matemático.

Cada campo dialoga com os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – homologada em dezembro de 2017.

Contudo, fomos além.

Estudamos profundamente o documento e, apesar de concordarmos com os eixos e conceitos propostos, encontramos lacunas e engessamento nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, que podem limitar a ação do professor e o entendimento dos avanços das crianças.

Esperamos que o material ajude o professor a compreender a amplitude de possibilidades do trabalho com crianças pequenas, seres curiosos, pesquisadores e amantes de brincadeiras desafiadoras.

tabela campo de habilidades da criança 1 ano 1tabela campo de habilidades da criança 1 ano 2tabela campo de habilidades da criança 1 ano 3tabela campo de habilidades da criança 1 ano 4

tabela campo de habilidades da criança 1 ano 5

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 4

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 5

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 4

Captura de Tela 2018-03-05 às 21.35.29

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 4

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 5

PARA SABER MAIS…

Leia sobre a Base Nacional Comum Curricular e Campos de Experiências nas postagens:

 

55 comments

Deixe um comentário para Josélia Praxedes Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.