Sobre nós

 

Foto autoras Tempo de CrecheTrês autoras com atuação nas áreas da Educação, Cultura e formação de educadores, Joyce M. Rosset, Ângela Rizzi e Maria Helena Webster, inspiradas na sua prática, despertam os educadores provocando trocas, reflexões sobre a cultura e a singularidade das crianças, suas expressões e a potencialidade do trabalho com as artes visuais, a música, a literatura e as expressões do corpo.

 Aprender…

Movidas pela potência da tecnologia e inspiradas por magos teóricos e práticos criamos Tempo de Creche como um espaço de compartilhamento das nossas vivências formativas e culturais.

 O diálogo por meio de uma plataforma digital é acessível, habitual, atraente e interminável.  Favorece a pesquisa, compartilha conhecimento, amplia o acervo pessoal e revela o comportamento e as demandas do público leitor.

 Convidamos você a participar deste diálogo! Cadastre-se no portal e receba todas as publicações por e-mail.

 

De onde vem a inspiração para nossas postagens…

Alguns educadores nos perguntam de onde tiramos a inspiração para nossas postagens.

imagem de Formação Tempo de CrechePoderíamos simplesmente responder que a equipe do Tempo de Creche trabalha com formação e sistematização há muito tempo. Poderíamos responder que sempre procuramos acolher apoiar e estimular o educador a perceber a cultura que envolve a infância e a valorizar a pesquisa e as descobertas como base do desenvolvimento infantil. Que sempre trabalhamos a partir do investigar para vivenciar e experimentar, do consolidar o aprendizado pela fundamentação, do registrar para autoavaliar, do sistematizar para existir no universo da Educação e, com esta jornada, estar aberto para um refazer o percurso com um novo olhar.

Em nossa caminhada descobrimos Gilles Deluze, um filósofo que propõe um caminhar livre por entre saberes. Deleuze reforçou nossa crença de que qualquer ponto pode ser um começo. Não há necessidade de um início único, formalizado e estruturante para as ações. A aprendizagem não é linear. Isto nos levou a compreender que uma proposta não pode ser fechada nela mesma, não pode ser absoluta. Um mesmo tema pode ser trabalhado de diversas formas que, por sua vez, podem revelar vários outros caminhos.  Esta compreensão abriu nossos olhos para buscar, em conjunto, numa trilha de aprendizagem, a cena pedagógica vista por todos os lados. Compreendê-la em sua razão, diversidade, intenções, dificuldades e ganhos no desenvolvimento.

Este é olhar que embasa o nosso trabalho profissional!

Acontece com a euipe consultoria Nossa Turma

Em 2014 e 2015, desenvolvemos no CENPEC, Associação Nossa Turma, Hurra-Esporte para a vida e Movile:

  • Levantamento e análise de necessidades e potencialidades de instituições de Educação
  • Sistematização de processos pedagógicos e de gestão de educação (workshops, formação em serviço e práticas com equipe pedagógica e diretoria, reuniões de reflexão)
  • Construção de processos e instrumental de monitoramento e avaliação de projetos de educação
  • Elaboração de material educativo impresso e digital (guias metodológicos, materiais pedagógicos, fundamentação teórica)
  • Assessoria formativa para conveniamento com instâncias públicas
  • Consultoria formativa para composição de equipe pedagógica
  • Formação, ampliação de conhecimentos de equipes
  • Consultoria formativa para motivação, integração e gestão de pessoas

Sempre incluindo o contexto, buscamos um envolvimento formativo com toda a equipe da instituição: educadores, professores, coordenadores, diretores e funcionários de apoio.
Este mesmo olhar nos permitiu construir o blog Tempo de Creche!

Alguns pilares do trabalho formativo

  1. Observar, analisar e construir a partir da fascinação das crianças
  2. Desenvolver uma prática de diálogo e trocas entre a equipe pedagógica
  3. Desenvolver a prática do registro como suporte do processo de aprendizado (reflexão, avaliação e planejamento) e como evidência do mesmo (documentação pedagógica)
  4. Estimular a participação e as trocas com as famílias
  5. Reconhecer a natureza, a reutilização de materiais e espaços como recursos de aprendizagem
  6. Pensar a Educação Infantil como um grande território de faz-de-conta e experimentações.

CONSULTORIA NOSSA TURMA CRIANÇAS

acontece com a equipe - HURRA (2)

Depoimentos

  • “Nem tudo era do jeito que eu achava.”
  • “(a formação fez) mudar meu jeito de ver as coisas.” 
  • “Modificou minhas atitudes, meu olhar em relação às crianças”
  • “Aprendi muito além de abrir minha mente, os encontros abriram portas para o mais conhecimentos”

Saiba mais sobre nós clicando aqui e nos acompanhando no Facebook!

Ou fale conosco pelo e-mail tempodecreche@gmail.com

19 Comentários para Sobre nós

  1. Ligia Monici diz:

    Ola! Vocês saberiam me dizer quais escolas/berçarios em São Paulo utilizam a abordagem de Emmi Pikler? Obrigada

  2. Elisângela Oliveira Costa diz:

    Muito bacana o blog Parabénssss. Gostaria de informações sobre as formações que vocês realizam.
    abraço!
    Elisângela

  3. Elidia CORREIA diz:

    Boa tarde!!
    Sou professora de um Espaço de Desenvolvimento no Rio de Janeiro e fiquei muito feliz em encontrar esse blog… Estamos trabalhando com a história “A Incrível viagem do barquinho de papel” e muito realizadas com o que estamos colhendo de aprendizagem.
    Obrigada

  4. Maria Regina Fascina diz:

    Olá, pessoal!
    sou diretora de uma escola e depois que encontrei o “Tempo de creche” virei fã número um de vocês. Vocês realizam formação nas escolas?Se sim, como funciona? gostaria muito de trazer vocês para falarem com nossos professores. Aguardo retorno. Regina

  5. Monica Abud Perez de Cerqueira Luz diz:

    Vivenciar espaços proporciona a criança o desenvolvimento de muitas linguagens e habilidades.

  6. Monica Abud Perez de Cerqueira Luz diz:

    Registro é isso mesmo: estar junto, ouvir de modo sensível a criança; explorar suas inquietações.
    Parabéns.

  7. Monica Abud Perez de Cerqueira Luz diz:

    Estou feliz por ter conhecido vcs e agora navegando pelo site.
    Genial o tratado sobre o taque de areia. Afinal, criança feliz é a que aprende brincando e por que privá-la desse bem estar?

  8. Monica Abud Perez de Cerqueira Luz diz:

    Meninas, parabéns… estou conhecendo vcs agora e comecei pelo brincar: tudo na educação infantil.
    Genial o tratado sobre o tanque de areia.
    Vou continuar minha exploração
    bjssssssss
    Monica
    CP
    CEI CEU UIRAPURU

  9. Rosana de Borba de Souza diz:

    encantada é a palavra…assumi a coordenação depois de quase 18 anos de sala e estou em busca do diferente, do inovador, daquilo que compreendo como inspiração para termos uma só certeza de que estamos possibilitando à nossas crianças aquilo que elas realmente querem, viver esse mundo encantado de aprender, correr, pular, brincar……obrigada pela iniciativa e parabéns!

    • Rosana,
      Obrigada pelo seu retorno.
      Desejamos que sua experiencia em sala a transforme numa coordenadora que compreende a prática direta com as crianças.
      Se puder, compartilhe conosco suas experiências e como as postagens tem refletido na sua prática.
      Abraços!

  10. márcia diz:

    Olá. Sou coordenadora na Rede de São Bernardo do campo. Gostaria de informações sobre as formações. Obrigada!

  11. Márcia Galhano diz:

    Conheci há pouco mais de 1h e estou encantada!
    Gostaria de informações sobre as formações para profissionais de creche.
    Aguardo.

  12. Maravilhoso o seu blog, por indicação de uma consultora em minha cidade, pesquisei, estou encantada com tudo, minha prática nunca mais será a mesma, obrigada e muito sucesso.
    pedagogia Nair Lima.

  13. Andrea diz:

    Deveria existir um botão para curtir mil vezes!!!
    Todos que lutamos por uma educação infantil de qualidade deveríamos colocar “Tempo de creche” nos favoritos e aprendermos mais sobre Crianças em seu sentido pleno.
    abç
    Andrea Marrubio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *