Mostra: Conexões – A poética das Crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea

Arte-educadora e psicóloga Eliane Sisla* participou da mostra Conexões – a poética das crianças e 0 a 3 anos e a arte contemporânea, realizada pelo Instituto Avisa Lá, no Sesc Santo Amaro nos dias 27, 28  e 29 de novembro  de 2014, em São Paulo. Eliana nos relata abaixo os acontecimentos nestes 3 dias.

A criança e a arte contemporânea

Sem título-1O que artistas contemporâneos e crianças de 0 a 3 anos têm em comum? O que as vivências artísticas podem revelar sobre as crianças pequenas?

Perguntas desafiadoras!

Estas perguntas guiaram as ações da equipe do Instituto Avisa Lá no decorrer dos encontros de formação continuada das professoras de 12 creches* conveniadas com a rede pública, localizadas na Zona Sul de São Paulo.

Sem título-2O resultado e, também o processo, foi mostrado no Sesc Santo Amaro nos dias 27, 28  e 29 de novembro.  Instalações construídas pelos professores, inspiradas nos artistasestudados, ocuparam o salão do 2º andar. Elas revelam a sensibilidade dos artistas e das crianças pequenas,colocam o corpo, a diversão, o olhar singular, a experimentação e o processo de construção de novos sentidos em primeiro plano.

Além disso, foi possível conferir os processos de estudo dos professores através dos portfólios, registro dos procedimentos e resultados, na mostra no foyer do anfiteatro do SESC. Originais e curiosos demonstram que os professores também se lançaram nos modos do fazer artístico.

Sem título-4

Sem título-3Oficinas abertas, coordenadas pelos professores em formação, compartilharam as aprendizagens e contagiaram outros professores. No sábado, foi a vez dos coordenadores pedagógicos relatarem suas reflexões sobre o trabalho e contabilizar os avanços.

Foram três dias onde educadores e crianças, sob a perspectiva dos artistas contemporâneos, trabalharam na busca de linguagens e poéticas, formas criativas de ler e perceber o que nos rodeia.

barrinha colorida fininha

*Eliana Chalmers Sisla

Arte-educadora, psicóloga pós-graduada em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Consultora de projetos sócio-educativos, atua na formação de gestores escolares em diversos municípios brasileiros. 

Creches participantes
CEI Guadalupe 
CEI Mãe do Bom Conselho
CEI Nicaraguá 
CEI Nossa Senhora de Aparecida
CEI Nossa Senhora das Graças (CCJA)
 CEI Nossa Senhora das Graças  (CSO)
CEI Paulino Eva EI Parque Dorotéia
CEI Sagrada Família
CEI Santa Terezinha 
CEI São Norbertto
CEI Parque Dorotéia
CEI Shangri-lá
 

balc3a3o-dicaTempo de Creche publicou a programação do evento em Conexões: a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea. http://wp.me/p4JWa3-i3em 

Conexões – A poética das Crianças e 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea foi um projeto realizado pelo Instituto Avisa Lá em parceria com o IMPAES e CENPEC

 

 

 
 
Postado em Linguagens Expressivas e tags , , , , . Marcado com permalink.

3 Comentários para Mostra: Conexões – A poética das Crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea

  1. Aline Pereira Vieira diz:

    Eliane, que olhar sensível!
    Este trabalho me faz acreditar que estamos no caminho certo, e que há muitas pessoas pensando nos pequenos e em nosso futuro.
    Parabéns!

  2. Maria cristiana leite de brito diz:

    Uma experiência maravilhosa, para darmos continuidade ao nosso dia a dia com as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *