Ações e Publicações

As autoras do Tempo de Creche participam de eventos formativos, seminários e simpósios e também escrevem em outros veículos editoriais para ampliar o diálogo, compartilhar suas experiências e visão de aprendizagem.

As duas ações formativas sorteadas para festejar a marca de 1 milhão de acessos do Blog Tempo de Creche foram realizadas nos dias  27 e 29 de julho de 2016.

Promoção 1 milhão vencedores

Com o tema Observar, registrar, refletir documentar e planejar: um círculo virtuoso foi desenvolvido o encontro formativo em uma EMEB do ABC. formação Documentação Pedagógica

Na Unidade Jardim dos Pinheiros da SOBEI, trabalhamos o tema: Curadoria Educativa: o que queremos contar para as crianças, as famílias e nossos colegas de equipe?

Também fizemos uma boa conversa com a equipe de Apoio e as supervisoras da Secretaria de Educação de Barueri. Numa grande mesa pudemos conversar abertamente sobre as possibilidades para trabalhar a pauta do olhar e a elaboração de documentos significativos para a prática Conversa com Secretaria Educação Barueripedagógica de professores da Educação Infantil do município. Experimentamos aprendizados numa via de mão dupla muito fértil. 

Registro e Documentação Pedagógica mobilizam a equipe do Tempo de Creche porque valorizam a escuta e o olhar para a criança. Constituem-se em instrumentos metodológicos da vida pedagógica do professor que, ao observar as crianças e refletir sobre as situações vividas, pode ampliar as pesquisas, descobertas e aprendizagens. A elaboração da documentação pedagógica retoma a memorai do vivido com o grupo, constrói formação Documentação Pedagógica 2conhecimentos entre equipe e estreita a parceria com as famílias e a comunidade.

É uma maneira de sensibilizar os participantes para a importância do conteúdo e da forma com que são apresentados os registros, a partir de um olhar crítico que reflete sobre suas histórias pedagógicas e as melhores maneiras para contá-las para a equipe pedagógica, as crianças e as famílias.

Depoimentos

“Vi coisas diferentes com muitas possibilidades”
“Foi além do que já vimos”
“Novos olhares para novas experiências”
“Essa formação tirou várias dúvidas, pois na Pedagogia se tem muita teoria”
“Os debates prenderam muito a atenção”
“O encantamento foi a importância da preparação para as atividades e a importância de elas terem começo, meio e fim”
“Abriu olhares”
“Me fez refletir sobre a minha prática e me deu várias ideias”
“Registrar nem sempre é fácil então é bom nortear as ideias”
“Deixou gostinho de quero mais”

barrinha colorida fininha

 

Logo do ConadesinNo dia 12 de julho 2016 a equipe do Tempo de Creche participou do I CONADESIN, um congresso virtual sobre desenvolvimento infantil.

Joyce e AngelaNossa participação em tom de conversa – aos moldes da linguagem do blog – abordou a importância e necessidade do brincar na primeira infância e a escuta das crianças como forma do adulto mediar brincadeiras desafiadoras e diversificadas. Falamos sobre materiais e espaços acessíveis e interessantes, além de relacionar o desenvolvimento das aprendizagens aos conhecimentos trazidos pela neurociência.

Nossa palestra teve uma audiência de mais de 1000 internautas, além de perguntas e comentários. Foi incrível perceber outra forma de chegar bem perto de pessoas interessadas na infância em várias localidades do país. Faremos outros encontros como este. As plataformas virtuais são o nosso instrumento e nos aproxima cada vez mais de vocês.

No site do CONADESIN você pode adquirir as palestras do congresso para assistir quando quiser.

barrinha colorida fininha

 

Seminário

19º Seminário de Educação Infantil: Territórios Poéticos da Infância

O Seminário com o tema Territórios Poéticos da Infância, promovido pelo Centro de Estudos do Colégio Santa Maria – Prisma, São Paulo, 8 e 9 de abril, contou a participação do Tempo de Creche em mesa temática de Comunicação Oral com a apresentação de Joyce Menace Rosset do trabalho Análise do Registro e do Planejamento a partir da prática de Educadores enviados a um blog de Educação Infantil.Joyce 1

Na programação, além de diferentes mesas, palestras, oficinas e minicursos para os participantes.

barrinha colorida fininha

 

revista Veras edição temática

O mérito dos dados estatísticos digitais em revelar buscas e interesses de professores da Educação Infantil: qualificação das práticas no diálogo em plataformas digitais.

A equipe do Tempo de Creche participa da publicação do periódico Veras, do Instituto Vera Cruz, em sua 10ª edição, contribuindo na edição temática sobre Educação Infantil. O artigo faz uma análise dos dados do blog voltado à Educação Infantil e investiga os temas mais procurados por nossos leitores. Na análise as buscas mais frequentes foram as de planejamento e orientações sobre como fazer o registro pedagógico.

Veras
O periódico acadêmico Veras é semestral e voltado à publicação de estudos no campo da educação, aberto a todos os autores que quiserem compartilhar da discussão e da análise da educação na atualidade.

www.veracruz.edu.br/instituto/veras
http://iseveracruz.edu.br/revistas/index.php/revistaveras
 
barrinha colorida fininha
 

Revista educador 1Adaptação: um tempo de conquistas

O espaço é o mesmo. As crianças são, na sua maioria, as mesmas e as famílias também. A equipe tem poucos profissionais novos. Então por que é tão difícil começar de novo?

A equipe do Tempo de Creche participou da edição 132 de janeiro/16 da revista Direcional educador com artigo que aborda a adaptação, uma das questões de maior impacto no cotidiano das creches.

Valorizando o conhecimento do grupo, conhecendo as crianças e respeitando o ritmo de cada uma na construção do vínculo com o educador e a creche, o artigo aborda questões importantes para o planejamento deste momento de ansiedades e inseguranças.

Direcional Educador é uma revista publicada desde 2005 em 12 edições anuais. revista Direcional imagemAborda, entre outros temas: Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Inclusão, Alfabetização e Letramento, Incentivo à Leitura, Psicopedagogia, Gestão, Relação Família-Escola, Arte educação, para a formação continuada do professor.

www.direcionaleducador.com.br/edicao-132-jan/16

barrinha colorida fininha

 

 

Documentação Pedagógica: registrando com criatividade

Joyce Rosset, cofundadora do blog Tempo de Creche, proferiu a conferência Documentação Pedagógica: registrando com criatividade na abertura do V Simpósio de Educação e Tecnologias, que abordou os temas relacionados a tecnologias digitais no processo da documentação pedagógica,realizado pela Secretaria Municipal de Goiânia, GO, 2015.

Registro e Documentação Pedagógica são temas que mobilizam a equipe do Tempo de Creche porque valorizam a escuta e o olhar para o protagonismo da criança. Constituem-se em instrumentos metodológicos da vida pedagógica do professor que, ao refletir sobre as situações vividas, pode ampliar as pesquisas das crianças, suas descobertas e aprendizagens. A elaboração da documentação pedagógica constrói conhecimentos entre equipe e estreita a parceria com as famílias e a comunidade que a elas tem acesso.

Registro

O encontro com 300 educadores propôs uma sensibilização para a importância do olhar intencional como norteador do registro nas formas de relatos, fotografias, vídeos e gravações. Também despertou para a relevância da reflexão sobre os conteúdos registrados na elaboração da Documentação pedagógica dirigida à memória das crianças, trocas entre a equipe pedagógica e comunicação com famílias e comunidade.

barrinha colorida fininha

Registro e Planejamento em Educação Infantil: temas relevantes na identificação de dados de acesso e busca numa plataforma digital – blog

 

PrismaTempo de Creche participou, em 2015, do 18º Seminário de Educação Infantil no Prisma Centro de Estudos, São Paulo.

Com o intuito de contribuir com a formação do profissional de Educação Infantil e cientes da potência da tecnologia do blog, a equipe se aprofundou no conhecimento dos recursos da plataforma digital para orientar a elaboração dos temas e postagens. Nesse intuito, apresentou um artigo em que identificou os temas ou conteúdos mais acessados e buscados pelos seus leitores e fez a análise das informações do blog.

O cruzamento das informações das estatísticas disponibilizadas nos bancos de dados indicou, à época, que as postagens mais visitadas tinham como conteúdo central a questão do Registro Pedagógico e a mais solicitada, a partir dos mecanismos de busca, tinham como foco principal o Planejamento Pedagógico.

Numa época de profundas mudanças tecnológicas, está cada vez mais evidente a heterogeneidade e a complexidade dos dados das pesquisas científicas, expressos por documentos convencionais e fontes digitais. Um olhar intencional para essas fontes pode amparar uma seleção dos conteúdos publicados, aproximando-os das necessidades formativas da comunidade de leitores, bem como orientando as iniciativas de formação de educadores desse segmento.

Por ser uma plataforma acessível, dinâmica e experienciável, nos possibilita uma nova forma de dialogar o fazer na educação infantil.

Assim, a análise de informações gera novos conhecimentos!

Os acessos, as buscas e os diálogos com a plataforma podem apontar, portanto, necessidades de aprofundamento, esclarecimento e apoio para educadores de Centros de Educação Infantil.

A publicação do artigo apresentado Registro e Planejamento em Educação Infantil: temas relevantes na identificação de dados de acesso e busca numa plataforma digital – blog  nos Anais do 18º Seminário já está disponível.

2 Comentários para Ações e Publicações

  1. Celma de Sousa Andrade Fonseca diz:

    A temática é importante e ainda necessita de muitas discussões. Hoje na era tecnológica e suas possibilidades de socializar práticas pedagógicas bem sucedidas, ainda estamos na era do papel, do palpável. Assim me pergunto como avançar neste processo? O papel existe é pouco compartilhado ou desinteressante, não no meu caso, mas para muitas pessoas, principalmente famílias que quando convidadas a conhecerem os trabalhos desenvolvidos, muitas vezes olham as fotos e fazem uma leitura breve, ou seja, nada delongado e extenso.

    • Celma,
      Muito interessante a sua participação.
      A tecnologia coloca em evidência fatos que escapam ao olhar atento do professor. É um conjunto de recursos cada vez mais importante. Mas também deve ser conhecido e adequado.
      Vamos continuar esse diálogo!
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *