Planejamentos ampliados com atividades que se transformam

Será que as crianças precisam experimentar coisas novas todos os dias?
Por que muitos professores entendem que atividades só são interessantes quando os materiais e as técnicas são inéditas? Planejamentos ampliados que partem de um mesmo tema podem interessar os pequenos?

Cruzamos com professores esforçados e dedicados, que às vezes passam noites e finais de semana preparando planejamentos, construindo brinquedos e até ensaiando teatrinhos para surpreender, entreter e divertir as crianças.

Educar crianças pequenas é isso?
Para provocar curiosidade, favorecer experiências e promover aprendizagens é necessário inovar a cada proposta?

A resposta é NÃO para todas as perguntas!
Crianças estendem e ampliam suas aprendizagens quando experimentam desdobramentos daquilo que já conhecem.

Não é diferente de nós, adultos.
Imagine uma situação em que vamos aprender a fazer tricô. Começamos com um ponto básico. Praticamos com uma linha simples para pegar o jeito. Melhoramos a habilidade e aprendemos sobre o processo básico.
O primeiro trabalho fica pronto! Admiramos a nossa produção, avaliamos e partimos para outro projeto.
Trocamos as cores e o tipo de lã. Produzimos um novo trabalho.
Aí continuamos na brincadeira mas arriscamos experimentar outros tipos de pontos e de agulhas.
O que aconteceria se logo depois do primeiro trabalho partíssemos para o crochê?
Qual seria a profundidade da pesquisa do tricô e do crochê?

Voltando para a Educação Infantil…

Os professores Leticia, Wellington e a auxiliar Bruna, de um grupo multietário (2 a 4 anos), do CEI Nossa Turma, SP, têm uma queda pela música. Wellington toca violão e anda com o instrumento sempre à mão. Letícia, jovem e dinâmica, adora música. A formação com a educadora Andréa Franco Schkolnick, especialista na linguagem, enriqueceu ainda mais os horizontes.

Roda Música Nossa Turma

A dupla nos mostrou uma série de fotografias das propostas de pesquisa sonora e musical realizadas com as crianças no Projeto Brincando com a Música. Percebemos a concentração e a organização do grupo diante da exploração.

Música Nossa Turma 2Como isso aconteceu? Como chegaram a essa profundidade?

Com um misto de repetição e variação!

As crianças têm oportunidades e tempo para expressar-se pela música. Os professores não acreditam que trabalhar esse e outros campos de experiências é coisa para uma ou outra vez! Planejam e replanejam as propostas, ora fabricando objetos sonoros, ora explorando seus sons, ora sentando em roda para conhecer um repertório musical e ora acompanhando as canções com os objetos fabricados. Como dizem no universo das Artes, fazendo variações sobre um mesmo tema é que as crianças conquistaram foco e aprofundaram as aprendizagens.

1 tocando junto

O processo de construção dos chocalhos envolveu pintura e montagem dos objetos com exploração plástica de cores e suportes tridimensionais. A música utilizada nas propostas, que se tornou parte do repertório da turma, foi Meu Querido Paiol do Helio Ziskind (Cocoricó). Leticia e Wellington trabalharam o andamento rápido e lento, a intensidade (volume alto e baixo) e brincaram com a participação das crianças tocando os chocalhos.

pintando objeto sonoro 01

Em algumas instituições os professores são orientados a realizar a cada semana, um número definido de propostas de artes visuais, de música, de corpo ou de natureza… Com frequência pré-estabelecida, o professor nem precisa ler os interesses e necessidades do seu grupo, cumprindo uma programação engessada de atividades.

A identificação de oportunidades significativas está na observação do dia a dia, na reflexão a partir dos registros e nos planejamentos que andam de braços dados com a realidade singular de cada grupo. É a filosofia do tricô que possibilita aprofundamento de aprendizagens e construção de conhecimentos.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

PARA SABER MAIS...

Wellington Santos Paes Landin, Leticia Saldanha Cruz e Bruna I. Russo são professores do CEI Nossa Turma, creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo, administrada pela Associação Nossa Turma.

→ A música Meu Querido Paiol está disponível no Youtube.

→ Para saber mais sobre propostas com a linguagem da música leia as postagens:

Postado em Campos de Experiências, Planejamentos e Atividades e tags , , , , , . Marcado com permalink.

Comentários para Planejamentos ampliados com atividades que se transformam

  1. Amauri Betini Bartoszeck diz:

    Resumo da opera: oferecer experiências de aprendizagem que podem ser desdobramentos das já iniciadas.
    Talvez cursos de reciclagem para não deixar o professor com a sensação que não cumpriu a tarefa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *