Conheça o livro Práticas Comentadas para Inspirar

Conheça o livro Práticas Comentadas para Inspirar

O livro Práticas Comentadas para Inspirar, aprovado e recomendado pelo MEC, apresenta uma série de atividades reais, levantadas em creches e escolas, em que crianças de 0 a 3 anos e 11 meses vivenciaram experiências em contextos diversos, contemplando diferentes campos de experiências.

Conforme descrevem as autoras, práticas pedagógicas descritas e comentadas pautaram os relatos do livro. Elas foram o resultado de uma rede singular de encontros – pessoas, saberes e histórias institucionais – apoiadas na crença de que a criança é um ser curioso, que explora, questiona e se encanta enquanto brinca e aprende.

Cada capítulo enfoca e aprofunda um aspecto do desenvolvimento da criança
na Educação Infantil:

O Capítulo 1 – Brincar para ser eu, interagir para conhecer o outro: identidade e subjetividade aborda a importância do olhar do professor nas atividades de cuidado, nas interações e na pesquisa, fundamentais no processo de construção da identidade e da subjetividade das crianças.

 

O Capítulo 2 –  Brincar com o que não é brinquedo enfoca a brincadeira como língua da criança e, consequentemente, como um dos eixos norteadores da prática pedagógica.

 O Capítulo 3 – O corpo: percurso para crescer fala dos movimentos, gestos expressivos, deslocamentos, posturas e manuseios no desenvolvimento motor e na construção da identidade e da autonomia com base na unidade corpo e mente.

O Capítulo 4 – Arte: cores, texturas e formas de sentir e falar com o mundo trata da apreciação e vivência da estética e dos gestos que imprimem marcas, seja na bidimensionalidade do desenho e das pinturas, seja na tridimensionalidade da modelagem e das construções.

O Capítulo 5 – Marcas e registros de vida: desenhos que contam trata da concepção ampla de desenho, da experiência corporal à projeção do grafismo, no sentido de fornecer ao professor elementos para “escutar” com mais apuro o processo vivido pela criança.

 

O Capítulo 6 – O som que me faz e as cantigas em que me narro aponta a presença da música desde o nascimento e os modos pelos quais se faz presente na brincadeira, na cultura, na linguagem e no território de aprendizagem.

O Capítulo 7 – Era uma vez… Conversas, histórias, narrativas e imaginação! revela que ler e conversar com bebês e crianças pequenas potencializa a oralidade e o letramento e alimenta a curiosidade e o desejo deles de conhecer mais o mundo.

O Capítulo 8 – Meus pensamentos, minha natureza, meu chão, meu tudo   fala da criança curiosa e pesquisadora e das experiências de exploração dos conceitos e das relações matemáticas e científicas em seu cotidiano, em especial, quando mergulha em ambientes de natureza.

O Capítulo 9 – Escola, famílias e comunidade: culturas que se entrelaçam trata da importância da parceria entre família e escola, que pode ser exercida por meio de pequenos gestos, de eventos institucionais e nas práticas pedagógicas. O trabalho referente à diversidade e o diálogo com as características de cada comunidade também são apontados como pilares fundamentais da Educação Infantil.

O Capítulo 10 – Tecidos pelas brincadeiras traz um repertório de brincadeiras tradicionais da infância e convida o professor a exercer seu papel de mediador e perpetuador dessa cultura.

 

O Capítulo 11 – Um professor que se aprende: reflexões sobre o fazer pedagógico convoca para uma conversa sobre a etapa da Educação Infantil. Apresenta o ciclo do “pensar pedagógico” do professor, que articula o “fazer pedagógico” ao planejamento e à reflexão, que atua como mediador e elabora a documentação pedagógica. Um ciclo virtuoso que se alimenta a cada volta.

Inúmeros registros fotográficos apoiam os textos, porque acreditamos que as imagens falam por si e podem aprofundar o entendimento dos leitores.

Ao final de cada capítulo, existe uma tabela com o resumo dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (BNCC) trabalhados pelos professores que implementaram as práticas pedagógicas relatadas no livro.

 

Esperamos que o livro possa inspirar outras práticas em contextos únicos, adequados
às crianças e às suas singularidades, com base nas condições da escola e nas características de cada região.

 

43 comments

Boa Noite
Pela segunda vez estou deixando aqui minha indignação sem resposta da outra vez…. Tentei adquirir o livro
Praticas comentadas para Inspirar porém o frete sai mais caro que o livro. Gostaria de saber se existe outra maneira de adquirir.Como incentivar uma leitura quando um frete é mais caro que um livro…Absurdo.
O livro Educação Infantil uma janela aberta é maravilhoso adquiri sem problemas no frete.

Wanderley, desculpa a demora na resposta. Estamos enviando seu comentário para a Editora do Brasil e vamos cobrar uma resposta! Você pode nos dizer a sua cidade? Abraços!

Gostaria de saber porque as Escolas Particulares de Santana do Livramento, digo as infantis, não tem acesso a estes livros. Todos Professores municipais receberam gratuitamente estes livros, será que vocês não esqueceram que as Escolas Infantis Particulares? também fazem parte do Município, pelo menos consta na LDB. Estou achando muito estranho que não recebemos nada.

Adquirimos o Práticas Comentadas para insperar para nossa escola de Educação Infantil. Percebemos que traz mais objetivos de aprendizagem do que na BNCC. De onde surgiram estes objetivos?

Maria José,
TODOS os livros da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais editados em 2017 foram elaborados com referência da BNCC 3a versão.
Por isso a diferença de alguns objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. São Poucos.

Abraço

Maria Helena

Exatamente por estudarmos a BNCC, terceira versão é que estranhamos a diferença de quantidade de objetivos. Pois o livro traz mais objetivos que a BNCC. Minha cidade é Guaxupé, estado de Minas Gerais. Será que o livro baseou-se no currículo paulista?

Maria José,
TODOS os livros do PNLD de 2019 estão na 3a versão da BNCC. Eles foram publicados antes dela ser homologada.
Por esta razão alguns dos Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento não batem a numeração, assim como, o nome do Campo de experiências referente ao letramento.
Abraço

Desculpe -me mas não estou satisfeita com a resposta. De onde surgiram os objetivos a mais. Me refiro ao número dos odos objetivos da terceira versão.

Mas os objetivos mencionados devem constar em algum documento oficial. Seria do currículo de algum estado?

Recebi o livro ontem. Adquiri um para mim, minha mãe e uma amiga que trabalha na mesma instituição que nós também adquiriram. Estava analisando e o livro na apresentação diz que tem DVD que acompanha a obra para usar material gráfico digital, mas não veio em nenhum livro adquirido. Como proceder?

Mas se consta logo na apresentação do livro que a obra acompanha o DVD não poderia vir faltando, correto? Ainda mais que nos capítulos remetem ao uso do material digital que consta nesse DVD, ou seja, de nada adianta ter apenas o livro se não tem o DVD. Só quando chegou que vi que vinha DVD, pois nem na descrição de informações adicionais do que acompanha no site tem. Se o livro consta essa informação tem que ter o DVD. Quanto a questão que foi aprovado pelo MEC eu li esta informação tanto no blog de vocês quanto no site da editora. O que exijo apenas é o DVD da obra, afinal não foi apenas um livro que adquiri, mas sim 3, pois como já mencionei, minha mãe e uma amiga também interessaram e compramos.

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