Tempo de Creche

Um espaço de diálogo e aprimoramento para a Educação Infantil: troca de saberes, práticas e fundamentações

Que somos

Somos Joyce M. Rosset, Angela Rizzi e Maria Helena Webster, educadoras, pesquisadoras, formadoras, estudiosas da Educação Infantil e andarilhas no mundo digital. 

O que queremos

Construir o olhar do educador para que reconheça a criança com um ser  brincante, capaz, autônomo, pesquisador, criativo, culto, centro da atenção pedagógica e da parceria escola, família e comunidade.

Nossas crenças

Nossa crença é a infância como pilar do desenvolvimento humano
Nosso território é a educação.
Nosso compromisso é a formação do educador mediador
Nosso instrumento é a plataforma digital.
Nosso recurso é a construção do olhar reflexivo para a prática.
Nosso resultado é a criança capaz, investigadora e criativa!


Como fazemos

Oferecemos um território digital inclusivo com linguagem acessível e conteúdos que provocam reflexões em diversos cenários. Simultaneamente, os dados gerados pelos leitores inspiram novos caminhos e temas, consolidando um ciclo de aprofundamentos e transformações práticas.

balão dica   Curta a nossa página no Facebook e fique atualizado sobre as novidades do blog

92 Comentários para Tempo de Creche

  1. Rossello oliveira diz:

    Vocês são luz, amooo luz

  2. Daniela diz:

    Oi boa noite,vim de uma área diferente tenho formação em gestão portuária mas estou começando como monitora infantil e pretendo começar pedagogia me sinto tão perdida,pq ainda não estudo e não tenho vários conhecimentos ,seu blog é de grande ajuda

  3. tainara diz:

    Olá gostaria de sugestões de brincadeiras para o maternal 1 desde de já agradeço.

    • Olá, Tainara. Obrigada pelo retorno. Na lateral direita da página há uma lista de postagens por temas. Há várias postagens sobre o Brincar, Brinquedos e Brincadeiras, com sugestões que podem interessar. Observe como as crianças se organizam, quais materiais despertam o interesse da turma e pense em desafios para propor. Abraço

    • Marcia diz:

      Boa tarde, sou diretora de creche e gostei muito do exposto aqui.Gostaria de sugestões de brincadeiras para maternal 1.

  4. Andréa cristina diz:

    Bom dia!!
    Estou com várias dúvidas de como montar o currículo através da BNCC para educação infantil, porque vi em vários postagens, vídeos….que a base não tem que ir direto para sala e sim o órgão tipo secretária da educação terá que fazer esse currículo para depois os professores destrincharem essas atividades, será que podem me iluminar, não estou conseguindo passar para os meus professores. Aqui a secretaria pediu que dividíssemos os objetivos dos campos de experiências por bimestre.
    Abraços

    • Olá Andréa. Obrigada pelo retorno. A Base Nacional Comum Curricular estabelece um referencial nacional obrigatório, e o processo de adequação será gradativo. Que tal iniciar com momentos de estudo sobre a BNCC com os professores?
      No Tempo de Creche, várias postagens abordam a BNCC o que poderá aproximar os professores dos conteúdos apresentados pela Base: – Palavra de… Beatriz Ferraz em a BNCC e a Educação Infantil; – O que planejar… alguma sugestão?; – Arte, cultura, expressão e a Base Nacional Comum Curricular; – Atividade ou Experiência?; – Base Nacional Comum Curricular: a criança como protagonista; – Como é a matemática na Base Nacional Comum 1ª parte; – Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2ª parte; – Campos de experiências todos os dias! Como trabalhá-los?
      Procure olhar e analisar as atividades já desenvolvidas pela equipe, tentando identificar quais as aprendizagens dos Campos de Experiência são contempladas. É preciso essa articulação com o que já fazemos e as novas proposições. Bons estudos! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *