O encantamento das brincadeiras com barcos

Tempo de verão pede água!
Lagos, rios, mares, tanques e até recipientes com água atraem o olhar nos dias de calor. A transparência, o movimento, a cor e a lembrança das sensações refrescantes invadem a imaginação. Um brinquedo que pertence a esse universo, desde que infância é infância, são os barcos. Meticulosamente elaborados, construídos com materiais acessíveis ou até os mais simples, de papel, desafiam os movimentos e a criação de estratégias para compor enredos de aventuras.

Barcos feitos com caixasNeste semestre, alguns professores em formação com a equipe do Tempo de Creche (pelo Programa Desafios IMPAES 2017) arriscaram resgatar as brincadeiras com barcos em sequências didáticas que deram muito o que pensar…

O pensar dos professores…
Os professores foram desafiados a pensar sobre a cultura da brincadeira tradicional para levantar histórias e informações interessantes e alimentar a imaginação e os saberes das crianças. Pesquisaram materiais e testaram estratégias para construir os barcos. Os professores também planejaram os cenários para que as brincadeiras acontecessem: bacias, baldes, bandejas e calhas com água azul para encantar e aproximar das ilustrações dos livros.

Construção de barcos de brinquedo

O pensar das crianças…
brincando com barcos com calha
O antigo meio de transporte foi trabalhado com as turmas por meio de livros de histórias, imagens e filmes pesquisados na internet. As rodas de conversa propuseram um diálogo sobre os materiais e os modos a serem utilizados na construção das embarcações.

Com barcos prontos e crianças preparadas e ansiosas, as experiências foram intensas! Cada turma vivenciou um cenário diferente, já que o clima, os espaços das creches e as faixas etárias das turmas variaram:

As brincadeiras aconteceram em dias de sol e dias nublados.
Alguns barcos boiaram com facilidade.
Outros barcos demandaram delicadeza no manuseio.
Velas pequenas não apresentaram resistência ao vento.
Velas de tecido impulsionaram os barcos.
Mãos, pés e até o corpo todo fizeram companhia para os barcos.
Certos movimentos feitos com as mãos provocaram ondas e “maremotos”.
Calmaria e sossego trouxeram sonho e poesia!

brincadeira com barquinhos

As crianças elaboraram histórias de aventura, se frustraram quando os materiais não respondiam aos desejos, se empenharam para solucionar problemas, compreenderam algumas propriedades da água e dos materiais.

brincadeira com barcos na creche

Os professores acompanharam os processos, provocaram as crianças com perguntas e sugestões e aprenderam com suas práticas. Refletiram sobre o que viveram e planejaram novas peripécias.

Nesse percurso aconteceu de tudo… até conversa de pescador!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

PARA SABER MAIS…

BarquinhoLeia sobre outras propostas com água e acesse e imprima uma historinha sobre barcos oferecida pelo Tempo de Creche:

Postado em Brincar e Aprender, Planejamentos e Atividades e tags , , , , , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *