Planejamento da Educação Infantil 2015

IMAGEM reunião pedagógica

No próximo mês entramos oficialmente no segundo semestre do período letivo. A aproximação do final do ano vem carregada com a ansiedade de pensar no planejamento da Educação Infantil para 2015 e as alterações a serem realizadas no Projeto Político Pedagógico da creche.

seta horizontalO que devemos manter?

seta horizontalO que precisamos alterar?

seta horizontalO que introduzir?

seta horizontalQuais temas? Comemorações? Ações com a família e a comunidade?

São inúmeras perguntas a serem respondidas pela coordenação e sua equipe.

Quanta responsabilidade!!!

É nesse ponto que o Projeto Político Pedagógico e seu Planejamento da Educação Infantil se transformam em um fardo.

Mas é isso mesmo? Estas questões devem ser pensadas e respondidas somente pela equipe? Ou, numa estrada ainda mais solitária, somente pela coordenação?

Com toda a experiência que colhemos no dia a dia com as crianças, cada vez mais percebemos o quanto elas sabem se posicionar, como têm interesses e opiniões próprias sobre o mundo e como participam felizes dos projetos que partem de suas contribuições, de seus próprios universos.

Então, se as crianças tem todo esse conteúdo (e a ciência endossa essa capacidade!), o que você acha de buscar elementos para o seu planejamento nos registros e reflexões cotidianas realizadas dos professores? O que você acha de encontrar o almejado planejamento com as crianças?

Temas e situações preparadas para o trabalho pedagógico podem ser pescadas ao longo dos registros deste segundo semestre. Uma matéria prima rica e totalmente adequada ao contexto da sua creche.

Assim, podemos pensar em:

balão laranjaAssuntos que estão sendo trazidos pelas crianças nas rodas de conversa e nas brincadeiras que tem despertado o interesse da maioria delas

balão laranjaSituações que ocorreram na creche que chamaram a atenção das crianças: surgiram taturanas no pátio e as crianças falaram muito no assunto? Um vidro na janela virou uma pesquisa sobre transparências? Fatos assim, garimpados no cotidiano, podem se transformar em projetos que viabilizam as ações do decorrer do período letivo.

balão laranjaAspectos do desenvolvimento que percebemos necessitar de enfoque. Por exemplo, movimentos mais precisos precisam ser mais trabalhados? Segurar lápis e pincéis necessitam de oportunidade, estímulos e desenvolvimento?

Então o planejamento pode espalhar pela Rotina momentos que favoreçam esse desenvolvimento motor na prática e na brincadeira: na hora do suco as jarras podem ser menores e mais leves e as crianças podem servir o próprio suco. Lavar os pinceis seguindo as indicações da professora, depois da atividade de pintura, também será encarado como uma brincadeira interessante e que favorece a prática e a conquista de desenvolvimento.

Então, no Projeto do próximo ano, incluir certas mudanças na Rotina pode contribuir e construir o planejamento.

Conversar com a equipe e compartilhar a meta de elaborar o Planejamento do próximo ano baseado nas ações e registros do dia a dia vai partilhar a tarefa e garantir que será pensada, refletida e construída aos poucos e com consistência.

Balão Para Saber MaisPara complementar este assunto, leia  
Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para a creche; Que tal pensar em propostas flexíveis; Apareceu lagartixa na creche? Que tal transformar o fato em Projeto Lagartixa; Desenho: espelho do desenvolvimento infantil.
 
Postado em Coordenação e Gestão e tags , , . Marcado com permalink.

9 Comentários para Planejamento da Educação Infantil 2015

  1. Adriana diz:

    Simplesmente amando ampliar conhecimento e agrega los. Mal consigo esperar par colocar em prática. À procura de conhecer a pedagogia de Reggio Emilia encontrei o site, encantada com tudo.

  2. Viviane Dourado diz:

    Nas Formações Continuada que fazemos aqui em nosso município gosto muito de utilizar o material do blog.

    • Olá, Viviane! Obrigada pelo retorno. Que bom que nosso material tem sido útil. Nosso objetivo é manter o diálogo e ampliar os questionamentos. Estamos abertas para receber suas críticas, sugestões e dúvidas. Abraço.

  3. Olá!!
    Estou encantada com as experiências aqui relatadas!!!
    Estamos revisando o nosso Plano de Ação da equipe Técnica na frente de Educação Infantil, e os materiais aqui compartilhados trará uma contribuição bem bacana! Não tenho dúvidas!!
    Parabéns!!!

  4. Fatima diz:

    Um espaço com muitas instruções, achei o que precisava para nos auxiliar nos nosso planejamento.
    Obrigada!

  5. Claudia mesquita diz:

    Adoro este esapço. Aguça nossa imaginação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *