Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses

criança 12 a 18 meses caminhandoOs bebês são pesquisadores. Nascem com a curiosidade e a iniciativa para descobrir o mundo que os cerca. Eles parecem particularmente interessados nas propriedades físicas dos objetos, testando-os com todos os seus sentidos. O que acontece de 12 a 18 meses?

Os bebês também mergulham nos mistérios do próprio corpo. Engajam-se em desafios complicados e, numa insistência brincante, vencem obstáculos e adquirem novas habilidades a cada dia.

Por volta dos 12 meses, estão percorrendo a jornada da fala. Ouvem quem conversa com eles e criam combinações de sons buscando serem compreendidos. Em nenhuma fase da vida do ser humano a atividade cerebral é tão intensa! Pais, familiares e professores, cuidadores desses pequenos e incríveis seres humanos têm o privilégio de presenciar conquistas geniais.

Nessa postagem, os bebês já estão com idade entre 12 e 18 meses. Por meio de Quadros Facilitadores, você poderá conhecer aspectos importantes do desenvolvimento infantil e obter dicas para observar, registrar e planejar um trabalho pedagógico adequado e qualificado.

Quadro Facilitador Neurociencia desenvolvimento infantil

atividades criança 12 a 18 meses

Bebês 12 a 18 meses movimento 1

Bebês 12 a 18 meses movimento 2

Bebês 12 a 18 meses linguagem 1Bebês 12 a 18 meses linguagem 2

Bebês 12 a 18 meses linguagem 3

Bebês 12 a 18 meses cognição 1

Bebês 12 a 18 meses cognição 3

Bebês 12 a 18 meses cognição 2

Bebês 12 a 18 meses subjetivação 1

Bebes 12 a 18 meses -Subjetivação 2

PARA SABER MAIS…

Desta série, Tempo de Creche já publicou:
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
⇒ Aguarde nas próximas semanas a publicação das faixas etárias:
18 a 24 meses e 24 a 36 meses.

 Bibliografia:

  • Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
  • Maria Aparecida Domingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
  • Howard Gardner – A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Artes Médicas, 1994
  • Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
  • Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE. – http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html

→ Leia sobre desenvolvimento infantil nas postagens:

Postado em Coordenação e Gestão, Desenvolvimento Infantil e tags , , , , , , , , , . Marcado com permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *