Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses

O ser humano aprende somente aquilo que lhe parece útil, prazeroso e que faça algum sentido para ele.
Como o professor pode ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Elaboramos uma série de postagens que organiza as informações fundamentais para que os educadores tenham sempre à mão os pontos mais significativos do desenvolvimento nervoso e dicas para observar e planejar sua atuação.

O conhecimento do funcionamento e das estruturas do sistema nervoso avança a cada dia. A área responsável por estes estudos é a Neurociência. Aliar suas descobertas à nossa experiência em Pedagogia e à valorização da história e da cultura de cada criança, enriquece a atuação e favorece o planejamento de um ambiente efetivamente educador.
Com quais culturas estamos lidando?
Qual a história de cada pequeno?
Como funciona o sistema responsável pelas aprendizagens que cada criança fará do mundo?
O que saber, observar e quais as estratégias para trabalhar com o incrível desenvolvimento do cérebro humano?

bebes

Publicaremos uma série de 5 postagens levantando os pontos mais significativos de cada fase do desenvolvimento nervoso, sensorial, motor, da linguagem, da cognição, aprendizagem e da subjetivação (relação e subjetividade):

Quadro Facilitador Neurociencia desenvolvimento infantil

Nesta primeira matéria publicamos o Quadro Facilitador para Bebês de 2 a 6 meses de idade.

Captura de Tela 2016-04-30 às 09.53.40

Captura de Tela 2016-04-30 às 09.57.01

Quadro Facilitador Tato e Movimento 1Quadro Facilitador Tato e Movimento 2Quadro Facilitador Tato e Movimento 3

Quadro Facilitador Linguagem e Aprendizagem 1

Quadro Facilitador Linguagem e Aprendizagem 2

Nas próximas semanas publicaremos a série abordando as demais faixas etárias.
Leia, reflita, discuta com seus colegas e, especialmente, ative as antenas e o coração para trabalhar com seus bebês!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

PARA SABER MAIS

→ Leia sobre desenvolvimento infantil nas postagens:

Bibliografia:

  • Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
  • Maria AparecidaDomingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
  • Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
  • Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE.
    http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html

 

Postado em Coordenação e Gestão, Desenvolvimento Infantil e tags , , , , , , , . Marcado com permalink.

Comentários para Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses

  1. Gosto muito das suas postagens! Parabéns pela excelente organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *