Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão

foto visita entre creches

É muito difícil crescer sozinho

Pensar, refletir e planejar as ações de forma solitária dificulta os processos e estende os tempos e os esforços.

Pensar e REPENSAR a instituição é um ato valioso, necessário e que deve ser habitual, mas ele cresce em qualidade quando podemos estabelecer trocas com quem compartilha os mesmos propósitos e as mesmas preocupações.

Nesse sentido, será que nos damos conta de que temos, muito provavelmente, a poucos metros ou quilômetros, outras instituições de Educação Infantil com realidade muito semelhante à nossa?

Podemos compartilhar nossas ansiedades com outra instituição?

Cogitamos ligar, nos apresentar, pedir para visitar outras creches, conversar com a equipe e conhecer um pouco da sua história, ações, acertos e questionamentos?

Uma visita na parada pedagógica torna-se um valioso momento de troca

A creche da Associação Nossa Turma, SP, teve esta experiência!

A equipe da creche e sua diretoria utilizaram o turno da tarde da parada pedagógica de outubro visitando, conhecendo, dialogando e trocando experiências com a equipe da CEI Maria Estéfano Maluf, da Associação Obra do Berço, SP.

Gentilmente recebida a equipe visitante percorreu as instalações, observou as rotinas do período da tarde e conversou, conversou, conversou!

organização das salas Obra do Berço

Os olhos passearam pela organização das salas, onde os espaços são livres e limpos, com pouquíssima mobília. As mochilas são guardadas em escaninhos e os brinquedos, que rodiziam pelas salas, ficam acessíveis numa estante baixinha. O tatame de EVA, a produção das crianças e os estímulos visuais relacionados aos projetos pendurados por toda parte. Segundo a diretora da CEI, Sueli Aparecida de Campos Silva, o espaço também educa e tem função pedagógica. As salas livres e desimpedidas favorecem a adaptação e a organização dos espaços de acordo com as propostas planejadas.

espaços e equipamentos compartilhados Obra do BerçoTambém foram notados o solário com piso de borracha especial, adequado às aventuras infantis, o tanque de areia coberto com lona plástica para evitar a visita de gatos, insetos e outros animais, o espaço tipo ateliê de artes, os materiais pedagógicos (tintas, lápis, pincéis, papeis, canetas, rolinhos etc.) e a televisão com DVD, compartilhados entre todos e reservados de acordo com os projetos. São formas racionais de fazer uso dos espaço e equipamentos favorecendo salas mais livres e adaptáveis.

produções das crianças Obra do Berço

A estrutura das refeições foi outro encanto!

O refeitório com mesinhas para quatro crianças, que favorece a conversa, permite a troca de ideias na hora do jantar dos pequenos.

Os ouvidos ouviram as músicas tocadas nas salas do berçário e os olhos viram as crianças brincando e perceberam as trocas de experiências entre os profissionais.

Uma experiência intensa e ampliadora

A equipe da Nossa Turma percebeu que existe muito em comum entre as duas instituições apesar das diferenças da estrutura e dos anos de experiência no trabalho com a infância que a Obra carrega. Mas houve aprendizados percebidos e alguns procedimentos que podem ser adequados ao contexto. A Obra do Berço, ao apresentar suas instalações, teve mais uma vez um olhar para sua trajetória diante dos questionamentos das visitantes. Também favoreceu reflexões e aprendizados.

Parabéns às duas instituições pelo contato, pela abertura e pela atitude de construir, repensar e desenvolver o trabalho realizado com a infância de nosso país!

barrinha colorida fininha

Balão Para Saber Mais

Leia também Conhecer outras experiências para se reconhecer e crescer

 

Postado em Coordenação e Gestão e tags , , , , . Marcado com permalink.

2 Comentários para Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão

  1. silvia de fatima oereira diz:

    acho muito importante ter contato com as creches do mesmo município pois são estruturas diferentes e o modo de trarbalhar também é diferenciado

  2. osmarina rodrigues mendes diz:

    Boa noite.
    gostaria de conhecer mais sobre o papel da enfermeira na Educação Infantil. seria possível receber algum material? meu nome é Osmarina Rodrigues Mendes, meu email é: osmarina.76@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *