Por que fazer registro?

caderno de registros do professor

Muitos educadores veem os registros como um recurso formal de comprovação dos trabalhos realizados com as crianças para atender às solicitações da coordenação, dos pais e até das supervisoras das instituições públicas de educação. 

balão de perguntaSerá que é só isso?

Os registros, quando realizados com liberdade e até criatividade podem alimentar o educador e fazê-lo crescer na sua visão e percepção dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. E em seu próprio repertório profissional.

Dessa forma, juntamente com a observação está o registro daquilo que o educador percebe – anotações, fotos, produções, tudo para registrar as descobertas, as dificuldades, as conquistas e as possibilidades.

Com os registros em mãos, o educador tem a sua matéria prima valiosa para pensar, para refletir sobre o que está acontecendo e o que pode acontecer. Ninguém tem memória para guardar tudo o que vê e vivencia nas 10 horas da rotina, multiplicadas pelas 20 ou mais crianças da turma! Sobre este material então, pode-se pensar nos fatos, na realidade da turma. E isso leva a uma avaliação ampla e também específica: quem está conseguindo o quê, quais habilidades e potencialidades precisam ser trabalhadas, como conduzir o dia a dia para contemplar as demandas e… como pode ser o projeto a partir das pesquisas e interesses das crianças!

Sendo assim, o registro deve servir principalmente a esse processo de ser professor e educar antes de “comunicar” ocorrências a outras pessoas. Então, para cumprir a função pedagógica ele precisa de uma liberdade individual que favoreça o mergulho pensativo e criativo no ocorrido e na atitude de criar e planejar.

Segundo a educadora Gisa Picosque,

 “o registro é um dispositivo de criação tal qual uma alavanca, um trampolim, uma mola para percepção e imaginação, impulsionando o olhar sobre a experiência, fazendo viver algo do que ocorreu em outro momento e de outra forma. (…) Cadernos (registros) são, sem dúvida, colaboradores e ferramentas para a elaboração da frágil arquitetura das certezas. O maior legado desse pequeno objeto é o fato de proporcionar um território de experimentação, quase sempre livre de controles, para propósitos sensíveis.” (trecho do texto Do caderno de registro: a escrita de si, julho/2012)

Talvez a abordagem para o registro seja viabilizar um terreno, um espaço do individual e um espaço mais objetivo para informações que possam ser compartilhadas. Nesse sentido, o espaço livre PRECISA SER PREENCHIDO, de alguma forma, particular ou não, para que o processo pedagógico de educar se desenvolva.

seta horizontalOs registros e as crianças

Os registros por meio de fotos e da própria produção das crianças, colocados de forma acessível para os pequenos, trazem a memória do que foi realizado, das experiências vividas e dos aprendizados. As crianças se reconhecem e identificam suas conquistas.

seta horizontalOs registros e as famílias

Estando acessíveis às famílias as informações são compartilhadas e pais e responsáveis podem compreender melhor o trabalho desenvolvido na creche.

seta horizontalOs registros e a creche

Estes registros são a memória viva da creche.  É um arquivo rico de referencias e também podem contar a história do que é tradicional e ritual para a instituição.

Registro é muito! Registro é história! Registro é tudo em se tratando de memória!

Balão Para Saber MaisAcompanhe com a arte-educadora Gisa Picosque e entenda a sua visão sobre este assunto em Gisa Picosque fala sobre a importância de fazer registros e sua arte

Aproveite e leia também Registro fotográfico: muito mais que documentar! e Registro e Documentação Pedagógica: da dor de cabeça ao papo cabeça

 

*Imagem: arquivo do Blog

Postado em Registros e Documentação e tags , , , . Marcado com permalink.

5 Comentários para Por que fazer registro?

  1. Natalia Brissante diz:

    Estou encantada com todas as matérias, é muito enriquecedor para nós da área de educação! Trabalho em uma creche e estamos tentando colocar isso em prática!! Estou adorando tudo isso!

  2. jcalore diz:

    Parabéns, adorei estes textos e vou aproveitar para trabalhar com o meu grupo de professores pois na escola onde atuo como coordenadora existe uns vícios que não valorizam o belo trabalho que é realizado e estas ideias vão servir parara esclarecer várias situações. Adorei as postagens. Muito Obrigada!!!!!

    • Ficamos contentes com sua opinião a respeito dos textos!
      Nossa proposta é contribuir com reflexões que auxiliem o dia a dia e estaremos aguardando sua postagem em relação à sua experiência.
      Pedimos desculpas pela dificuldade que sentiu em publicar seus comentários, mas são enviados direto ao “espaço interno do administrador” do blog para serem, posteriormente, publicados.
      Um abraço e muito obrigada pelo interesse em compartilhar sua experiência.

  3. Alessandra diz:

    Gente, adorei a matéria, que bom lembrar da importância desse registro. Que bom lembrar que ele pode ter esse formato, cheio de arte, cor e vida ! E que pode ser compartilhado. Assim não ficamos reduzidas só ao diário da sala, que é mais burocrático.

    • Alessandra, agradecemos seu comentário e esperamos sua indicação ou solicitação de como podemos contribuir. Estamos aqui para dialogar com as equipes de Educação Infantil e assim, você e a equipe podem colaborar com uma escolha mais adequada dos assuntos a serem postados no Blog. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *