Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento

Como acompanhar os avanços e saltos de aprendizagem das crianças?
A resposta não é simples.
Para responder é preciso partir da observação franca, com olhos de quem quer descobrir o mundo ao lado dos pequenos.

Cada criança tem um traço próprio. Histórias e desejos singulares, que caracterizam percursos e ritmos de seu desenvolvimento. Do mesmo modo, cada turma é única e trilha jornadas próprias em direção ao amadurecimento.

Por outro lado, educar crianças pequenas solicita o apoio de referências para orientar o professor:
Como se movimentam as crianças de um ano?
Em geral, como se comunicam as crianças de 2 anos?
Crianças na faixa dos 5 anos podem ter uma formação científica? Podem trabalhar com números?

Poderíamos listar um infinidade de questionamentos que cruzam os caminhos dos professores da Educação Infantil. Profissionais que hoje devem estruturar o trabalho pedagógico sobre um currículo pautado em experiências e afastado de “conteúdos e disciplinas” (ainda bem !).

Para auxilia-los a acompanhar o desenvolvimento das crianças a partir da pesquisa das características das próprias turmas, elaboramos uma série de tabelas com uma visão geral do que as crianças podem fazer em cada faixa etária.

As tabelas estão organizadas por faixa etária e campos de habilidades e experiências pautados na premissa de que a criança tem um ritmo particular, interage e brinca para aprender:

  • Campo identidade, habilidades sociais e autonomia;
  • Campo das habilidades do corpo;
  • Campo da oralidade, letramento e imaginação;
  • Campo das expressões artísticas;
  • Campo do conhecimento espaço-visual, científico e lógico-matemático.

Cada campo dialoga com os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – homologada em dezembro de 2017.

Contudo, fomos além.

Estudamos profundamente o documento e, apesar de concordarmos com os eixos e conceitos propostos, encontramos lacunas e engessamento nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, que podem limitar a ação do professor e o entendimento dos avanços das crianças.

Esperamos que o material ajude o professor a compreender a amplitude de possibilidades do trabalho com crianças pequenas, seres curiosos, pesquisadores e amantes de brincadeiras desafiadoras.

tabela campo de habilidades da criança 1 ano 1tabela campo de habilidades da criança 1 ano 2tabela campo de habilidades da criança 1 ano 3tabela campo de habilidades da criança 1 ano 4

tabela campo de habilidades da criança 1 ano 5

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 4

tabela campo de habilidades da criança 2 anos 5

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 3 anos 4

Captura de Tela 2018-03-05 às 21.35.29

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 1

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 2

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 3

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 4

tabela campo de habilidades da criança 4 a 5 anos 5

PARA SABER MAIS…

Leia sobre a Base Nacional Comum Curricular e Campos de Experiências nas postagens:

 

Postado em Campos de Experiências, Desenvolvimento Infantil e tags , , , , . Marcado com permalink.

11 Comentários para Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento

  1. Aline Norte diz:

    muito obrigada , essa tabela me fez ajudou muito !!

  2. iliana patricio de andrade diz:

    Boa tarde!
    Saúde e paz!
    Preciso da ajuda de vcs para monta do PPP da Educação Infantil e os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – homologada em dezembro de 2017.
    Certo de sua ajuda
    meu muito obrigado

  3. Gostei da tabela, bem organizado e de fácil entendimento sobre os currículos a serem trabalhados conforme a BNCC.

  4. Josélia Praxedes diz:

    Amei o quadro! A tabela ajudou a compreender a organização do currículo estabelecido pela BNCC.

  5. stella de campos mendes diz:

    Este artigo específico com a disponibilização das tabelas está excelente para montar minha próxima reunião de formação.
    Beijos!

  6. stella de campos mendes diz:

    Quero parabenizar o site tempodecreche!
    Todas as pesquisas que tenho realizado tem sido de grande valia os artigos que vocês disponibilizam. Trabalho como coordenadora da Educação Infantil. Namastê!
    Este artigo específico com a disponibilização das tabelas está excelente para montar minha próxima reunião de formação.
    Beijos!

  7. Maria Rita Nascimento Oliveira da Paz diz:

    Boa noite!
    vocês tem algum modelo de ficha de observação para trabalhar os aspectos das fases das crianças de 0 a 5 anos? Obrigada!

  8. Thiago diz:

    Que maravilha essa tabela feita por vocês. Parabéns.

    Vocês conhecem algo parecido feito para crianças entre 6 e 10 anos de idade?

    • Thiago,
      Obrigada pelo retorno.
      Infelizmente não conhecemos nada parecido para crianças mais velhas. Mas deve ser uma questão de levantar os marcos do desenvolvimento em referências sérias de educação e montar as tabelas. Fica a sugestão!
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *