Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?

Todos se propõem a planejar o seu dia, as suas atividades. Mas como fazê-lo quando este planejamento não se refere só a si, mas a todas as crianças que estão uma boa parte do dia sob sua responsabilidade?
Cada uma tem uma vontade, um desejo e está em um estado de busca.
Quando a proposta é fazer um planejamento que parte destas vontades, desejos e buscas, está se planejando o imprevisível!

Nossa turma sequência

 O que pensar, o que escolher, como é a elaboração deste planejamento?

O professor que tem a preocupação em saber o que fazer com sua turma, tem que estabelecer um ponto de partida. Se as singularidades de suas crianças são importantes este ponto de partida já esta estabelecido. SÃO ELAS.

Tudo começa com observar e escutar sua turma e o que brota nos momentos da Rotina: as ações mais procuradas, os interesses, as demandas, as pesquisas e descobertas, os assuntos que estão bombando entre as crianças.

O olhar do professor, ao observar seu grupo e cada uma das crianças, não é um olhar à toa, a espera de que algo chame sua atenção para, depois, olhar com interesse. É olhar intencional, preparado. “Olhar para buscar ver o que não sabe…” (Madalena Freire).

Nossa turmaAssim, juntamente com a observação está a Pauta do Olhar* elaborada pelo professor para orientá-lo naquilo em que vai prestar atenção. As crianças são muitas e vários são os interesses.  A elaboração da pauta do olhar está intimamente ligada ao planejamento do professor, ao seu modo de trabalhar.  Um jeito possível de trabalhar com a (in)formação começa por perguntar. É provocar o olhar e a escuta para ativar a percepção e despertar a curiosidade.

  • O que as crianças fazem com maior frequência? (- que movimentos corporais fazem com maior prazer? – quais encontram dificuldades?)
  • Quais os brinquedos e brincadeiras são mais solicitados?
  • Como eles se articularam? Quem brincou com quem? Quem não quis brincar?

Mas é preciso deixar espaço para olhar o olhar individual.

  • Quais as crianças serão observadas com maior atenção neste dia ou durante esta atividade? Quais os seus interesses? Estão buscando um desafio?

Nossa turma 5Um cuidado especial pode ser garantir um olhar para o uso dos espaços e dos materiais utilizados.

      • Como foi o envolvimento e a participação das crianças nestes espaços – parquinho, refeitório, quadra, área externa, sala de referência … – E quais os materiais explorados? Eles preferem os materiais não estruturados?

A partir das respostas a estas e outras perguntas pertinentes a sua turma, você terá anotações e informações importantes para ampliar os desafios oferecidos para as crianças e estas respostas são alguns elementos deste seu planejamento.

Que outras fontes de informação você possui?

Nossa turma 3Você fez o registro das propostas anteriores neste ou em outros espaços da creche. Você tem uma fonte preciosa de informações e anotações sobre as pesquisas, descobertas, interesses e hábitos de cada um de sua turma. Alguém vai sempre no mesmo brinquedo? Você já se perguntou por quê? Tem criança que nunca foi em algum brinquedo ou fez alguma atividade? Novamente, você sabe por quê?

Ninguém tem memória para guardar tudo o que vê e vivencia nas 10 horas da rotina, multiplicadas pelas 20 ou mais crianças da turma! Sobre este material então, pode-se pensar nos fatos, na realidade da turma.

Nossa turma 4Os Registros realizados com tudo aquilo que o educador percebe – anotações, fotos, caderno de registros, produções dos alunos, revelando as descobertas, as dificuldades, as conquistas e as possibilidades de cada criança e do grupo são sua matéria prima do próximo planejamento. Veja no post Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 1, que te auxilia aprofundar este tema.

Com as respostas relacionadas às questões iniciais dos interesses atuais das crianças, mais os registros das atividades anteriores, mais os desafios identificados, você se pergunta: quais os encaminhamentos que estas informações indicam?

Sua resposta está em refletir e avaliar sobre quais dificuldades foram identificadas no grupo ou em uma criança? Quais ajustes deverão ser feitos no tempo e na estrutura das propostas?

E ai, bingo! Chegamos ao planejamento interessante, estimulador, adequado e repleto de possibilidades e brincadeiras! Não tem como dar errado!

Nossa turma 2

*Pauta do olhar – a partir do conceito desenvolvido pelo Espaço Pedagógico que orienta o olhar do professor para as atividades didáticas

Balão-Para-Saber-MaisLeia também: 
O que planejar… alguma sugestão? 
Registro fotográfico: muito mais do que documentar!
 

 

 

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2 Comentários para Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?

  1. eduardo carvalho diz:

    gostaria de felicitar ao excelente trabalho feito no blog.
    sou estudante do magistério e essas informações contribuem muito para o meu conhecimento teórico.
    parabéns e adorei o blog!!!

  2. Ana Lúcia Cardoso Pires diz:

    Parabéns pelo trabalho de vcs,informações muito valiosas!

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