Coordenador: Roteiro de ações e formação de educadores

A ação do coordenador da Educação Infantil encontra diferentes desafios no cotidiano da formação de educadores

As solicitações emergenciais capturam o profissional que está, na maior parte de seu tempo, “apagando incêndios”, como dizem alguns profissionais, socorrendo uns e outros. Fica, então, difícil de criar uma forma de ação que estruture e garanta a qualificação da equipe e do trabalho.

Estão sozinhos nessa jornada?

Qual a saída?

Como, então, se preparar para organizar os momentos específicos de atuação da coordenação na sua função particular?

balão laranjaO que pensar?

balão laranjaO que escolher?

balão laranjaComo planejar?

balão laranjaComo acompanhar o trabalho desenvolvido?

Roteiro 1

É no grupo, acompanhado por um educador, onde, a partir de socializações de nossas reflexões, de nossos significados, entramos em contato com o pensar do outro, gestando o confronto e o conflito com este pensar. Pois sempre pensamos, refletimos, com e para o outro, a favor ou contra.         Madalena Freire

Nessa conversa vamos refletir um pouco sobre esse profissional tão importante para a articulação e constituição do trabalho coletivo.

Com um universo de possibilidades, de sujeitos diferentes e de propostas variadas, cabe ao coordenador ser o responsável pela articulação do coletivo por meio da mediação das relações interpessoais e daquelas referentes a produção de conhecimento, definidas no interior desses espaços educativos característicos que são as creches e CEIs.

Reuniões e encontros pedagógicos entre educadores são vitais para compartilhar experiências, trocar informações, buscar direcionamento no trabalho com a primeira infância, qualificar os processos, ampliar repertório e trazer aquela sensação de que estamos juntos “nesse barco”.

Para melhor desempenhar a função de coordenação, algumas das preocupações identificadas como prioritárias para a qualidade do trabalho são as que tratam da formação de educadores da equipe. Assim, as questões específicas em relação ao acompanhamento do processo de formação de cada educador, precisam delinear-se com maior clareza:

balão laranjaQue conteúdos fundamentais abordar?

balão laranjaA informação teórica bastará?

balão laranjaSomente o acompanhamento da reflexão da prática pedagógica é suficiente?

balão laranjaQual o papel do grupo nesta formação?

Da mesma forma que como os educadores, o conhecimento do coordenador é construído no contato cotidiano com sua equipe, sua disponibilidade e estudo sobre sua prática, com a reflexão constante e a fundamentação necessária. É a partir da interpretação que faz sobre o que vê, escuta, lê e observa na creche ou CEI que o coordenador pensa e planeja sua ação. Para isso, ele necessita delimitar:

seta horizontalAs próprias atividades (suas prioridades);

seta horizontalDentro de uma constância (sua rotina de ações);

seta horizontalSeus objetivos (metas de curto, médios e longos prazos);

seta horizontalAs regras (combinados e limites);

seta horizontalOs compromissos e o acompanhamento de cada um para com as tarefas;

seta horizontalA organização dos limites de tempo, espaço e materiais,  para a construção do seu trabalho e do grupo de educadores.

Aprendemos a pensar junto com o outro,
num grupo coordenado por um educador.
Madalena Freire

No acompanhamento do estudo da prática do educador é preciso buscar canais cada vez mais adequados para a socialização das ideias e a construção de espaços garantidos de interação e troca, como reuniões semanais e as paradas pedagógicas, tendo o conteúdo da formação do educador como foco central. Alguns materiais como textos provocadores e vídeos com roteiros interessantes podem aquecer e estimular uma boa reunião pedagógica. A socialização da reflexão sobre a prática move o processo de formação permanente. 

Roteiro 2

Os encontros entre professores com um roteiro prévio ou uma pauta compartilhada com os participantes, organiza o tempo e evita que se passe momentos preciosos de discussão e reflexão falando das pequenas questões do dia a dia, que podem ter seu encaminhamento de outra forma. Alguns textos, distribuídos antes do encontro, podem levantar boas discussões e reflexões.

As mudanças só ocorrerão por meio de um acompanhamento de cada educador que aprende enquanto ensina.  Para Madalena Freire, é no processo de reflexão que o educador trabalha o pensamento (seus pontos de vista, sua maneira de ver o mundo e sua prática, sua fundamentação teórica). O registro dessa reflexão tece a memória, a história do sujeito e de seu grupo. A apropriação do pensamento do educador como sujeito-autor se dá pela sistematização desse registro refletido. Madalena dia que o desafio é formar, informando e resgatando num processo de acompanhamento permanente, um educador que teça seu fio para apropriação de sua história, pensamento, teoria e prática.

O coordenador, em sua ação com a equipe, busca garantir o exercício da cumplicidade, da interação, da plenitude da vida em grupo, experimentada quando se constrói conhecimento num ambiente provocador e de confiança. E, no exercício de sua função, tem a preocupação com a observação de seu grupo de educadores, para que ele desenvolva, também, com isto, seu próprio faro de pesquisador, mapeando necessidades e sugerindo rumos.

Finalizamos esta conversa reforçando a ideia de que as ações de avaliação e planejamento permanentes são as garantias da manutenção e da execução de ações de acordo com os desejos expressos no Projeto Político Pedagógico da instituição que é o plano orientador das ações da instituição e que define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas.

Roteiro 3

Além de fazer um registro com os principais assuntos e temas a serem abordados ao longo do ano, semestre ou mês, o coordenador, responsável pela organização das reuniões, deve pensar em algo que inspire e que leve o pensamento a outras formas de olhar educação e infância. É como trazer novos ventos e horizontes para provocar a equipe, desinstalar e gerar mudanças.

Balão Para Saber MaisClique em:

Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
Festa Junina: oportunidade para trabalhar com a equipe de educadores
Que tal pensar em planos de aula abertos?
Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão

 

 

 

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5 Comentários para Coordenador: Roteiro de ações e formação de educadores

  1. Patrícia diz:

    Amei este site, me ajudou muito!!!

  2. Pingback: Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? - PARTE 1 - Tempo de Creche

  3. Maria Aparecida Ferreira diz:

    Gostei muuuiito do trabalho de vocês!!! Parabéns! Acho que poderá ajudar “por demais” coordenadores, educadores, pais e mães. Abraços afetuosos.

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